Boletim Unicap

3º Simcomfisio alerta sobre alta incidência de queimaduras em crianças

IMG_20160317_092408475No segundo dia de programação do 3º Simpósio Comunitário de Fisioterapia, a Dra. Cláudia Fonsêca alertou para um dado importante: quase metade dos pacientes que sofrem queimaduras são crianças e mais, a maior parte dos acidentes ocorre em casa. A palestra foi ministrada na manhã desta quinta-feira (17), no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco.

“Estudos feitos nas capitais brasileiras estão mostrando que a criança se queima muito mais que os adultos, o número é grande, quase metade dos pacientes hospitalizados por queimaduras são crianças. Os acidentes acontecem predominantemente nas residências”, ressaltou a fisioterapeuta pediátrica.

Ainda de acordo com ela, não são todos os casos que precisam de tratamento fisioterápico. “Quando sofremos uma queimadura, dependendo do agente causador, há um procedimento diferente a ser feito. Se for um líquido aquecido o correto é colocar água corrente para diminuir a temperatura. Caso seja causado por produto químico, o correto é ir ao hospital com o agente causador para que a equipe saiba a melhor forma de anular o efeito de queimadura”, orientou. Mesmo depois do tratamento, o paciente deve tomar alguns cuidados. “É importante sempre higienizar a cicatriz, fazer também a hidratação e usar tudo o que foi indicado pela equipe médica”, lembrou Dra. Cláudia.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário