Católica divulga esclarecimentos sobre a requalificação do Liceu

Liceu-Antigo-(7)

A Universidade Católica de Pernambuco esclarece que o projeto técnico de restauro e requalificação do conjunto arquitetônico do antigo prédio do Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco, localizado na Praça da República, 281, bairro de Santo Antônio, foi aprovado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura 2012/2013, após ser submetido à seleção pela Fundação Antônio dos Santos Abranches (Fasa), produtora cultural do projeto.

Na ocasião, foram liberados recursos da ordem de R$ 79.851,20, utilizados para registros gráficos da situação atual do conjunto arquitetônico, com detalhamento das esquadrias, escada, corrimão, gradis, etc, identificando e mapeando as patologias presentes nas coberturas, revestimento, pisos, forros e demais componentes construtivos, de modo que fosse possível indicar as respectivas ações corretivas e de restauração. O conjunto de informações permitiu a elaboração de projeto básico de requalificação do imóvel.

Em 2014, a Fasa submeteu o projeto complementar de restauro e requalificação ao edital do Funcultura daquele ano.  Mas esse projeto complementar não foi aprovado.  No final de 2015, a Fasa recorreu da decisão e está aguardando parecer da comissão deliberativa do Funcultura. A aprovação desse projeto é fundamental para que se possa ter as informações técnicas necessárias à elaboração de propostas de captação de recursos junto aos organismos de financiamento e fomento do patrimônio cultural edificado.

Com a requalificação do prédio, a Universidade Católica de Pernambuco irá oferecer à comunidade pernambucana um Cine Teatro com capacidade para 180 pessoas, um auditório, ambientes com exposições permanentes, salas para exposições temporárias, restaurante bistrô, livraria, salas de leituras com wi-fi, um Núcleo de Direitos Humanos com orientação jurídica, vinculado ao Curso de Direito da Unicap, espaços multiculturais e cursos de extensão e pós-graduação ligados às artes.  O centro cultural será gerido pelo Instituto Humanistas da Unicap, que tem como objetivo principal estabelecer um espaço de reflexão nas fronteiras do conhecimento e ser um canal aberto no diálogo com a cultura e a sociedade.

O prédio do Liceu de Artes e Ofícios foi construído entre os anos de 1871 e 1880 para funcionar como sede da Escola de Ofícios, mantida pela Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco, fundada em novembro de 1836 e inaugurada em 1841. O Liceu é um dos representantes da arquitetura pública, testemunho do estilo clássico imperial do Recife. O edifício é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe. Hoje o prédio do antigo Liceu encontra-se sob a responsabilidade da Universidade Católica de Pernambuco.