Reitor participa de encontro em Petrolina

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, juntamente com reitores e assessores de Relações Internacionais de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Nordeste, participou da “XIX Reunião da Regional Nordeste da FAUBAI”, realizada do domingo (6) até ontem (8), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento, que congrega o “I Workshop de Internacionalização da Univasf”, o “I Encontro de Internacionalização da UPE” e o “I Encontro de Egressos de Mobilidade Internacional do Vale do São Francisco”, aconteceu no auditório da biblioteca do Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).

Na solenidade de abertura, o assessor de Relações Internacionais da Univasf, Isnaldo Coêlho, falou sobre a importância do evento para a instituição e toda a região. “O Vale do São Francisco já é a região que mais exporta frutas do Brasil. Também temos muito conhecimento a trocar com outros países e instituições de ensino superior estrangeiras e a internacionalização da Univasf trará mais avanços e desenvolvimento para a região”, disse.

O reitor Julianeli Tolentino de Lima destacou algumas ações da Univasf para fortalecer a internacionalização da instituição, entre elas a oferta de diversos idiomas por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Núcleo de Línguas (NucLi) e a realização de testes TOEFL-ITP em todos os campi da Universidade para discentes e servidores, por meio do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Ele ressaltou que o programa Vale sem Fronteiras, lançado durante o evento, trará novas ações para a área e contribuirá para consolidar o processo de internacionalização da Univasf.

O vice-presidente da FAUBAI, Vitor Alevato do Amaral, apresentou a instituição e algumas de suas principais ações durante a conferência “Perspectivas e o papel da FAUBAI na internacionalização das IES brasileiras”. Ele disse que esta é a regional mais atuante da FAUBAI, uma instituição que trabalha em rede e conta atualmente com 216 IES de todo o país. Segundo Amaral, as discussões irão mudar de foco durante o ano de 2016 na área da internacionalização e as IES irão tratar da manutenção dos investimentos para a área muito mais do que da expansão. “A cooperação internacional depende da cooperação nacional. Onde não acontece assim, o processo é excludente”, afirmou.

Estiveram presentes à solenidade de abertura do evento os reitores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro de Freitas Dourado; da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena; da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Padre Pedro Rubens; e a vice-reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti. Também participaram a chefe da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Almerinda Carvalho; o presidente da Regional Nordeste da FAUBAI, José Guido Corrêa de Araújo, o diretor do Campus Petrolina da UPE, Moisés Almeida, além de estudantes, pró-reitores e docentes da Univasf e da UPE – Campus Petrolina.