Seminário de prática pedagógica tem apresentações de trabalhos

IMG_9496O XXVIII Seminário de Prática Pedagógica da Católica seguiu na tarde desta quarta-feira (18) com a apresentação de 22  trabalhos dos alunos concluintes dos cursos de licenciaturas da Unicap. O material está exposto no salão receptivo do bloco G.

Professora Maria do Carmo Mota analisa um dos trabalhos

Os estudantes de Filosofia, Leandro Santos e Felipe Antônio, mostraram um pôster sobre o pensamento do filósofo Merleau Ponty, que aborda a relação filosófica entre corpo e movimento. Durante sete meses, os alunos da Católica pesquisaram os ritmos culturais pernambucanos estabelecendo uma conexão com o pensador francês.O cenário da pesquisa foi a Escola Técnica Estadual Senador Almirante Soares Dutra. Um grupo de estudantes desta escola fez uma apresentação de frevo.

Já o estudante de História, Paulo Henrique, tomou como objeto de pesquisa a comunidade quilombola Engenho Siqueira, em Sirinhaém, Litoral Sul de Pernambuco, onde vivem cerca de 200 famílias. Paulo pesquisou sobre a importância de se preservar a identidade cultural afro-brasileira e o projeto foi executado na escola Universo do Saber, também da região.

Paulo Henrique pesquisou comunidade quilombola

“O que percebi nesta comunidade foi uma fragmentação da cultura ancestral. A maioria declarou ser católica ou evangélica, desconhecendo o candomblé, sua religião de origem. Vi até um certo preconceito entre eles em se aceitar como descendentes de escravos. Acredito que o primeiro passo para essa preservação seria o auto-reconhecimento como comunidade negra”.