O encanto pelo processo fotográfico é abordado em oficina na 13ª Semana de Integração

pin-hole

Por Jessica Ibrahin

A fotografia é capaz de congelar momentos e imortalizar memórias. Em um mundo onde tudo é compartilhado em tempo real, é indiscutível a importância que a fotografia tem em nossas vidas. Para sair do automático e entender como a fotografia funciona, a 13ª Semana de Integração da Unicap ofereceu a oficina “Fotografia em lata”.

A lata segue a mesma lógica de uma máquina fotográfica. É colocado um papel em branco revestido de uma composição gelatinosa com uma fina camada de aço, o papel faz a tarefa que um filme faria. A lata, totalmente vedada, tem um único furo na sua parte contrária do papel fixado, assim a luz pode entrar e exercer sua função de gravar a imagem. Os alunos, então, vão para o campus da Universidade, escolhem o melhor local para sua foto, posicionam a lata no cenário desejado e pronto. A foto já está gravada no papel revestido de “gelatina e aço”.

Depois dessa parte inicial, é hora de revelar a foto. É aí que a “mágica” acontece. Em um laboratório com luzes infravermelhas a foto é passada por um processo que consiste em: revelar, fixar e secar. Depois disto, teremos o negativo da foto. Se a foto sair bacana, sem borrões e com a luz adequada, ela será positivada.

Entender a fotografia é algo fantástico, mesmo com toda a física por trás, sempre será encantador ver uma imagem surgir em uma folha de papel em branco. A professora de ballet Thayanne Fernandes ficou muito entusiasmada com a oficina. “É bastante interessante. Eu já tinha uma certa curiosidade pela fotografia, e agora vivenciando… Encanta sabe?”

Já a Ana Lúcia, funcionária da biblioteca, nunca tinha tido um contato tão próximo com a fotografia, e depois de hoje nunca mais vai se afastar dela. “Eu vi com meus colegas de trabalho que estavam acontecendo oficinas, cada um escolheu a sua. Eu escolhi a Fotografia em Lata. Não estava esperando muito. Não esperava que a oficina fosse tão boa, escolhi aleatoriamente e me encantei, vou até fazer em casa! (risos)”.