As pontes do Recife são tema de palestra no segundo dia da 13ª Semana de Integração

Por Crystal Ribeiro

Foto-de-Mariana-Galindo-em-Ponte-da-Boa-Vista-27

Abrindo os trabalhos do dia na área de história de Pernambuco, a 13ª Semana de Integração da Unicap ofereceu hoje a palestra “Conhecendo a História das Pontes do Recife”, que permitiu aos participantes uma visão diferenciada desses elementos tão característicos do dia a dia da cidade.

A palestra aconteceu no Museu de Arqueologia da Universidade, o número 824 da Rua Oliveira Lima, e foi ministrada por Carolina Valêncio e André José dos Santos, ambos alunos de História da Unicap. A conversa ressaltou a importância das pontes para a história da cidade e em como o crescimento do Recife refletia nas reformas que aconteceram nelas ao longo dos anos.

Às vezes esquecidas no cenário da cidade, seja pela correria diária ou pela familiaridade na paisagem, a história, curiosidades e até lendas das pontes recifenses foram abordadas com dinamismo pela conversa. Foi possível conhecer como e quando foram
construídas pontes como a Maurício de Nassau, da Boa Vista, Duarte Coelho, Princesa Isabel, entre várias outras que ajudaram a dar a cara e a fama que o Recife tem pelo Brasil e pelo mundo.

Para Carolina, esta é uma parte da característica do Recife que é de grande importância na história da cidade, mas que tem pouca atenção dos próprios moradores que acabam desconhecendo as origens do estado: “No começo as pontes eram locais públicos, elas tinham bancos onde as pessoas iam para se encontrar. Depois elas passaram a estar ligadas com a expansão do comércio, da malha ferroviária, posteriormente da rodoviária. Então cada etapa do desenvolvimento da cidade do Recife está ligada com o desenvolvimento das pontes”.