Alunos de História visitam Aldeias Potiguares, na Paraíba

IMG-20151018-WA0029

Alunos do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco participaram, no último sábado, dia 17, de aula de campo nas Aldeias Potiguares, no munício paraibano de Baía da Traição, situado a 92 km da capital João Pessoa. A iniciativa foi do professor Tiago Cesar.

Segundo ele, “essas saídas técnicas são de grande valia, pois possibilitam conhecer in situ um pouco mais da cultura ameríndia. Na ocasião fomos muito bem recebidos por uma das lideranças potiguar, que nos mostrou a Toré e conversou conosco sobre a história e a situação atual das comunidades potiguares”.

Ainda, de acordo com o professor Tiago, “essas aulas de campo, em terras indígenas, servem para aprofundar os conhecimentos teóricos e desconstruir imaginários que pouco têm a ver com as atuais populações ameríndias do Nordeste do Brasil. Mesmo depois de quatro meses de aula trabalhando com os alunos as reelaborações culturais, miscigenação, a questão da autodefinição étnica e a politização dos povos indígenas, etc., ainda se percebe neles um choque muito grande por conta dos estereótipos arraigados acerca de uma suposta ‘imagem do índio puro'”.