Especialista em Paulo Freire lança livro na Unicap
|Por Luca Pacheco
A professora Margarita Victoria Gomez, lançou, na quinta-feira, dia 17, na Universidade Católica de Pernambuco, Unicap, o livro “Pedagogia da virtualidade: redes, cultura digital e educação”. A professora Margarita Gomez é mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Formação pela Simulação e em Estudos Culturais – Ambientes virtuais de aprendizagem. Ela coordenou os cursos do Instituto Paulo Freire, no Campus Virtual do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais, é professora e diretora da Virtus Educação, pesquisadora no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ) e no Grupo Formación de Professores a UDistrital da Colombia.
O evento iniciou com uma roda de conversa sobre o livro, mediada pelo professor Luca Pacheco, da Unicap, com a participação da professora Doriele Andrade, da Universidade de Pernambuco, UPE, e da professora Andréa Trigueiro, da Unicap. A professora Doriele Andrade falou sobre uma experiência de educomunicação no campo da midiatização pedagógica que desenvolveu na Universidade Federal de Pernambuco, através da disciplina de Rádio Jornalismo, que envolveu os estudantes nos processos e reflexões em torno da presença e do uso da mídia na construção da cultura. A professora Andrea Trigueiro também partilhou uma experiência de educomunicação que desenvolveu na sua disciplina de Rádio Jornalismo na Unicap, o programa de Rádio Polivoz. Ela trouxe os próprios estudantes que participaram da experiência para apresentá-la. Os estudantes de Jornalismo da Unicap, Davi Saboya, Milena Lira e Rossini Gomes contaram sobre o processo de criação e produção do programa Polivoz que aconteceu num clima participativo, crítico e criativo. O resultado foi um programa veiculado na Internet. Eles exibiram trechos do programa especial sobre o tema Comunicação Pública.
Logo em seguida, a professora Margarita Gomez comentou sobre as experiências apresentadas. Ela salientou que uma pedagogia educomunicativa tem como uma de suas grandes vantagens a criação de um ecossistema educativo que propicia um clima heterogêneo e múltiplo de aprendizagem, com sentido epistemológico e ético. O seu livro “Pedagogia da virtualidade” vem desenvolver uma teoria crítica destas práticas educativas em rede como apropriação do potencial emancipador da Internet. Sua teoria sustenta-se nos princípios da educação popular freireana, na rede como rizoma, no desenho educacional e na midiatização pedagógica. Uma pedagogia que toma distância de determinismos teóricos ou tecnológicos e se atualiza no diálogo e na comunicação com estratégias de aprendizagem e de avaliação.
A professora Margarita Gomez dedicou o lançamento de seu livro a Paulo Freire, que faria 94 anos no dia 19 de setembro deste ano. A pedagogia da virtualidade é a constatação da atualidade da proposta e das práticas educativas e sociais deste grande educador pernambucano, que ressignificam o espaço pedagógico, deixando ver o seu potencial libertador. O lançamento do livro foi promovido em uma parceria entre o Instituto Humanitas Unicap e o Observatório de Mídia da UFPE.
Pedidos do livro:
Pedagogia da virtualidade: redes, cultura digital e educação. Edições Loyola
FASA Gráfica – (81) 2119-4182