Fasa e Unicap realizam encontro para avaliação institucional
|A Fundação Antônio dos Santos Abranches (Fasa) e a Universidade Católica de Pernambuco firmaram uma parceria para desenvolver o sistema de avaliação para funcionários. O Pró-reitor Comunitário em exercício, Pe. Marcos Augusto, e a coordenadora de Avaliação Institucional da Católica, Profª. Conceição Bizerra, apresentaram o projeto implantado na Universidade. Idealizado pelo Pró-reitor Comunitário, Pe. Lúcio Flávio, o projeto consiste numa análise que está disponível na plataforma web como forma de questionário, onde cada colaborador tem acesso ao formulário e lá, expressa suas opiniões sobre a instituição.“Para o governo federal a ideia de avaliação é implantada com o objetivo de melhorar a qualidade na educação”, disse a professora.
A gerente executiva da FASA, Maria Izabel de Oliveira, propôs a construção de uma Agenda de práticas baseadas no conceito de Índice de Felicidade Humana, que buscará desenvolver ações em três eixos: Saúde/Desenvolvimento Sustentável/Relações Interpessoais. Para a Izabel, o equilíbrio destas três temáticas leva à satisfação no trabalho e ao aumento da felicidade na vida de cada um dos que fazem a FASA. Os colaboradores foram organizados em quatro grupos. Várias ideias foram propostas pelas equipes:
- Plantio de uma árvore pelos próprios funcionários;
- Plantio de uma horta com ervas para chás, como capim santo e erva cidreira, para consumo interno.
- Ar puro. Desligar por 30 min os ar condicionados e abrir as janelas.
- Café da manhã (antes do horário inicial do expediente) e almoço mensal coletivo onde cada pessoa trará algo para compartilhar.
- Sessão de filme/documentário de no máximo 30 min a ser passado no horário do almoço uma vez por mês.
- Aumentar os dias de ginástica laboral.
- Colocar sensores automáticos de energia elétrica em alguns pontos da FASA
- Lanche diário saudável. Cada funcionário trará semanalmente algum tipo de fruta e colocará a disposição da coletividade.
- Envolvimento da Família em datas comemorativas.
A proposta é que os próprios funcionários possam escolher o nome da agenda através de uma enquete que será feita ainda no mês de setembro, da mesma forma que foi realizada com o nome da Sala de Convivência Viver Bem.