Prêmio Alcir Lacerda homenageia os fotógrafos Teresa Maia, Roberta Guimarães e Alexandre Severo

O curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco realizou, na noite de ontem (19), na Livraria Cultura do Paço Alfândega, cerimônia para entrega do Prêmio Alcir Lacerda. O evento marca o Dia Mundial da Fotografia, comemorado no dia 19 de agosto. As fotógrafas Roberta Guimarães e Teresa Maia foram as premiadas deste ano. Houve também uma homenagem póstuma ao fotógrafo Alexandre Severo, que morreu no acidente de avião que vitimou o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. Durante a solenidade, foram exibidas fotos inéditas de Severo. A mãe dele, Dona Rita, e a irmã, Patrícia, prestigiaram o evento. Na ocasião, também foi lançada a 5ª edição da revista UnicaPhoto, que reúne trabalhos de alunos e professores realizados ao longo do primeiro semestre de 2015.

Renata Victor, coordenadora do curso de Fotografia da Unicap e organizadora do Prêmio Alcir Lacerda, destacou a importância do evento e comentou sobre as premiadas. “O prêmio foi criado em 2011, ou seja, há quatro anos que nos reunimos para comemorar o Dia Mundial da Fotografia. Aqui, premiamos expoentes da fotografia pernambucana, que colaboram para o sucesso dessa arte no estado e, este ano, escolhemos Roberta Guimarães e Teresa Maia”. Renata ainda explicou sobre a homenagem a Alexandre Severo. “Alexandre recebeu nosso prêmio em 2014, poucos dias depois do acidente. Então, resolvemos fazer a homenagem este ano, com a participação da família dele”.

Roberta Guimarães e Teresa Maia, as premiadas da noite, não esconderam a satisfação de receber o prêmio. Roberta, que hoje trabalha de forma independente, agradeceu pelo reconhecimento. “Eu já tenho mais de 25 anos de fotografia e receber esse prêmio, com o título de Alcir Lacerda, é ainda mais gratificante já que, além de ser uma figura marcante, deixou um legado para a fotografia pernambucana”. Diferentemente de Roberta, Teresa Maia continua atuando no Fotojornalismo. Hoje, como editora de fotografia do Diario de Pernambuco, Teresa diz ter ficado emocionada com a homenagem. “Fico muito feliz por receber esse prêmio, que tem o nome do Sr. Alcir, ainda mais por ser no Dia Mundial da Fotografia”. Também com 25 anos de carreira, Teresa conta o motivo de ainda continuar no Fotojornalismo. “A questão da adrenalina, de estar na rua, fotografando gente, foi o que me prendeu. Não me imagino fotografando de outra maneira”.

O Reitor da Unicap, Prof. Dr. Padre Pedro Rubens, enalteceu o encontro como forma de reconhecimento da profissão dos fotógrafos. “São profissionais que merecem nosso reconhecimento e esse prêmio é uma oportunidade de mostrar os valores que eles têm.”

HOMENAGEM A SEVERO

Alexandre Severo foi aluno do curso de Fotografia da Unicap. No ano passado, iria receber o Prêmio Alcir Lacerda, quando sofreu o acidente uma semana antes do evento. Antes de seguir a carreira de fotógrafo, Alexandre desistiu dos cursos de Direito e Publicidade. A morte dele ainda é muito sentida por muitos profissionais do meio jornalístico, pelos amigos e familiares. Rita Regina da Silva Gomes, ou simplesmente, Dona Rita, mãe de Alexandre Severo, disse ter sente prazer ao ver o trabalho do filho sendo reconhecido. “Eu sempre quis que ele fosse doutor, mas ele quis ser fotógrafo. E foi um bom fotógrafo. Eu queria que ele fosse a estrela e não que corresse atrás das estrelas. Mas eu só pedi que ele fizesse o trabalho dele bem feito, e ele fez”.

Na cerimônia deste ano, um trabalho inédito deixado por Severo para o curso de Fotografia da Unicap foi divulgado. Dona Rita, hoje, só lamenta pela saudade. “Eu estou feliz por tudo, pelo reconhecimento dado a ele, e sei que onde ele está, está muito bem”.

UnicaPhoto

O Prêmio Alcir Lacerda deste ano também marcou o lançamento da 5ª edição da revista online UnicaPhoto. A revista é toda feita por professores e alunos do curso de Fotografia da Unicap e é lançada semestralmente. A 5ª edição também conta com uma homenagem dedicada a Alexandre Severo. Todas as edições da revista podem ser encontradas no site: www.unicap.br/unicaphoto.