Jornalista lança livro sobre José do Patrocínio

11874107_1008860079165601_1110419850_n

O jornalista e professor Ricardo Japiassú lançou na noite desta segunda-feira (17), na livraria SBS, situada no hall do bloco A da Universidade Católica de Pernambuco, o livro “Viagem ao Norte – Apontamentos de José do Patrocínio”. Acompanhado pelo assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unicap, Thales Castro, o autor apresentou sua publicação para alunos e professores presentes.

Convidado pelo coordenador do curso de Jornalismo da Unicap, Juliano Domingues, o jornalista pode contar um pouco sobre sua obra e trabalho de apuração realizado ao longo de um ano de pesquisa acadêmica. A obra foi fruto de muita pesquisa e tem o importante papel de resgatar a imagem do abolicionista José do Patrocínio.

Homem negro, humanista e idealista, foi assim que o professor Thales Castro referiu-se a José do Patrocínio. “É inegável o maior conhecimento popular a respeito do Joaquim Nabuco, intelectual abolicionista e pernambucano. Já o Patrocínio, muitas vezes esquecido, foi importante personagem do movimento republicano e abolicionista”, ressaltou.

Importante evento para difusão da obra, o lançamento do livro é de grande valia para o resgate da história brasileira. Fundamentada em pesquisa de iniciação científica realizada na Faculdade Damas, a obra de Ricardo Japiassú relata a vida e trajetória do farmacêutico, jornalista, escritor, orador e ativista político brasileiro. Tão importante dentre o movimento antiescravista, José Carlos do Patrocínio foi um dos personagens que assinaram a Lei Áurea.