Software criado por ex-aluno da Ciência da Computação da Unicap auxilia na elaboração de trabalhos acadêmicos

ALUNOS

Software desenvolvido pelo ex-aluno do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco Paulo Silveira auxilia na escrita de artigos científicos, monografias, dissertações e teses. O FastFormat é um software online de editoração eletrônica baseado em templates, cujo maior foco é a elaboração de trabalhos acadêmicos. O software foi criado para atender professores, pesquisadores e alunos que precisam escrever algum documento acadêmico de forma rápida e fácil sem perder tempo com regras de formatação e gerenciamento de referências, imagens ou tabelas.

Idealizado por Paulo Silveira e pelos amigos Yguaratã Cavalcanti e Bruno Melo, o FastFormat surgiu dos problemas que eles mesmos enfrentaram durante seus anos de graduação e pós-graduação. Eles perceberam o quão difícil era entender e aplicar normas de formatação de texto e referências (a exemplo das normas da ABNT) nos softwares de edição existentes. Mesmo sendo os três da área de computação, os problemas com formatação persistiam diariamente. Desta forma, resolveram fazer uma pesquisa de mercado e observaram que o problema era ainda mais grave em áreas como humanas e saúde onde, geralmente, o pessoal não tem paciência e motivação para mexer com editores de texto.

A formatação do texto no FastFormat é feita com base em templates, que são os vários modelos de documentos acadêmicos existentes, como: artigo de conferência, artigo de periódico, trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações de mestrado, tese de doutorado, dentre outros. Com esses templates, os usuários não precisam se preocupar com a formatação do texto e das referências. “Nosso objetivo é que o usuário se preocupe apenas com o conteúdo do documento, afinal é o mais importante”, afirmam os criadores. Além disso, os templates podem ser substituídos a qualquer momento, com apenas alguns cliques e sem qualquer prejuízo ao conteúdo ou formatação do texto. Isso facilita o trabalho de pessoas que precisam submeter seu conteúdo para veículos de publicação diferentes.

O software FastFormat pode ser acessado no www.fastformat.co ou abnt.fastformat.co.