Boletim Unicap

Projeto de funcionário da Fasa será implantado em toda Rede Estadual de Ensino

Imagem 01 106

Moisés Germano de Andrade é supervisor técnico da Gráfica Fasa e professor de História da Escola Estadual Senador Petrônio Portela, em Jaboatão dos Guararapes. Inspirado na experiência bem-sucedida do Fórum das Religiões, coordenado pelo professor Gilbraz Aragão na Universidade Católica de Pernambuco, Moisés Germano fundou, em fevereiro de 2011, o Fórum Inter-religioso Petrônio Portela, onde leciona. O objetivo principal do Fórum do Petrônio, como é mais conhecido, é trabalhar a tolerância religiosa na escola.

22.07.2015_Site_Seminário de Boas Práticas do Pacto pela Educação em Pernambuco_Créd Ademar Filho (1)Na quarta-feira, dia 22, aconteceu o Primeiro Seminário de Boas Práticas que ocorrem nas Escolas Públicas do Estado, o governador foi representado pelo Secretário de Educação, Frederico Costa Amâncio. No evento, foram escolhidas as dez melhores práticas realizadas dentro das escolas públicas estaduais, que tem modificado a realidade dos alunos. O Fórum do Petrônio, de Moisés de Andrade, foi selecionado, junto, com outros nove projetos, para serem replicados para toda a Rede Estadual de Ensino. Os projetos serão publicados para serem distribuídos na Rede, para que sejam implantados em todas as escolas.

Forum-2013.1-18A cada 15 dias é apresentado, aos alunos, ex-alunos e a comunidade, um representante de uma religião, geralmente pessoas da área acadêmica, que que confessam a fé, mas são da área acadêmica, inclusive da Unicap. “A bem da verdade, esse projeto é um filhote do Fórum Inter-religioso da Universidade Católica de Pernambuco. Como participei do programa de Mestrado em Ciências da Religião, fui influenciado pelo professor Gilbraz Aragão e levei essa experiência para a escola em que leciono e onde há muitos conflitos entre os alunos de religiões diferentes. Com base nisso, percebi que o que faltava ali era o diálogo. A partir da implantação do Fórum Inter-religioso do Petrônio, ao passar desse tempo, mudou a mentalidade do aluno em relação ao outro. A gente percebe uma tolerância que se desenvolveu na escola, onde antes eles brigavam, hoje eles dialogam e, agora, todos chegaram no caminho do respeito e da convivência. O Fórum não tem a proposta de catequizar ninguém, pelo contrário, recebemos agnósticos e ateus para participarem dando palestras. Lá é um ambiente de conhecimento. Os palestrantes trazem a história, relatos de onde surgiu e as implicações de suas religiões. Isso é didático, é pedagógico e a gente percebe o interesse dos participantes, que em pleno sábado à tarde lotam o auditório da escola.

Para outras informações e acessar a programação do Fórum Inter-religioso do Petrônio, acesse www.forumdopetronio.com.br.

Perfil de Moisés de Andrade

moisés 4Moisés Germano de Andrade, recifense, Mestre em Ciências da Religião e Especialista em História Regional do Brasil: Nordeste, pela Unicap. É também licenciado em Estudos Sociais com habilitação plena em História, pela Faintvisa. É professor efetivo da Escola Senador Petrônio Portela da rede pública do Estado de Pernambuco. Coordenador do Projeto Social Vida e Ação (agência experimental de estágio, curso e emprego no bairro de Sucupira, Jaboatão dos Guararapes). Fundou a Biblioteca Prof. Michel Zaidan Filho, na Faculdade de Vitória de Santo Antão. Apresentou programa nas rádios Harmonia e Criatividade. Criou o Fórum Inter-religioso do Petrônio, para trabalhar tolerância e convivência religiosa na Escola Petrônio Portela, em Jaboatão. Já é autor do livro Ordem para os pobres e progresso para os ricos (2004) e Além da alienação: a conversão religiosa como forma de ressocializar pessoas oriundas do mundo da criminalidade (Recife: FASA, 2010), premiado pela Secretaria de Educação e lançado na Bienal do Livro de Pernambuco (leia mais).

print

Compartilhe:
One Comment

Deixe um comentário