Católica inaugura novo Museu Arqueológico

0A Universidade Católica de Pernambuco inaugurou, na manhã desta segunda-feira (18), o novo Museu de Arqueologia, que antes funcionava no bloco G e agora se transferiu para o Palácio da Soledade, que contempla um espaço maior e mais qualificado para receber as peças em exposição. O museu foi criado a partir do trabalho arqueológico realizado pela, já falecida, professora Jeannette Maria Dias de Lima, que encontrou os acervos no sítio-cemitério denominado Furna do Estrago, na cidade do Brejo da Madre de Deus, Agreste pernambucano.

Ao todo, 83 fósseis foram encontrados. Destes, 53 estão no Museu de Arqueologia da Unicap e os outros ficaram no Museu de Arqueologia do Brejo da Madre de Deus. Todos são de uma tribo indígena, provavelmente ancestrais das tribos Xucurus. Dentre os acervos, o que mais chama atenção é o “flautista”, restos de um homem, enterrado junto com uma flauta feita de Tíbia humana.

A professora Maria do Carmo de Caldas Dias Costa, coordenadora do museu, exaltou, durante a inauguração, o trabalho feito pela ex-professora Jeannette. “Com essa pesquisa, ela conseguiu criar nosso museu e descrever não só o perfil anatômico do homem pré-histórico nordestino como também diagnosticar algumas patologias e características físicas.”

0-2O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, esteve presente na solenidade de abertura do novo museu e falou da importância da realização deste projeto. “O museu tem uma importância didática, pedagógica e também de pesquisa, a partir de um acervo principal, que é um cemitério indígena datado em dois mil anos.”

O Museu de Arqueologia da Unicap funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Para visitas individuais ou de grupos pequenos não é necessário fazer agendamento. Escolas precisam agendar as visitas, que pode ser feita através do site da Unicap. Escolas públicas não precisam pagar a taxa simbólica cobrada para grandes grupos e revertida para a manutenção do museu.