Unicap sedia o 2º Encontro Pernambucano de Atenção Vocal

Voz 1Para celebrar o Dia Mundial da Voz, que ocorre nesta quinta-feira (16), a Unicap, a UFPE, a Funeso e o Conselho Regional de Fonoaudiologia se uniram para realizar mais um encontro a respeito da importância da voz. As instituições envolvidas foram representadas por Jônia Lucena, coordenadora do curso de Fonoaudiologia da UFPE; Sandra Alencastro, representante do Conselho Regional de Fonoaudiologia e coordenadora do curso na Funeso; Ubirajani Oliveira, coordenadora da ação no município de Jaboatão dos Guararapes; e Conceição Silveira, coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Unicap. A mesa de palestrantes foi formada pelo fonoaudiólogo Geová Amorim; o narrador e comentarista esportivo da Rádio Jornal Aroldo Costa; e a cantora do MBP Unicap, Surama Rheis.

voz 3Profissional na área da voz, Geová tem artistas e cantores como principais pacientes. Para ele, o mais importante do evento é poder mostrar aos alunos como é feito o trabalho com a voz, principalmente para quem precisa dela profissionalmente. “Trazer os alunos de Fonoaudiologia, artistas e interessados para que eles possam aprender os cuidados que devem ter com a voz e as técnicas utilizadas para a melhoria dela é o meu objetivo aqui, hoje.”

Já Aroldo Costa e Surama Rheis, que necessitam das suas vozes diariamente, contaram sobre suas experiências pessoais e como fazem para cuidar da sua “ferramenta” de trabalho. O narrador disse que já sabe o que pode lhe prejudicar e tem a precaução como maior arma. “A narração esportiva é um desafio muito grande para a voz, pois são jornadas de no mínimo duas horas. Então, eu não tomo bebidas geladas e não como comidas pesadas. Eu me cuido bastante para evitar problemas.” Já Surama Rheis se mostrou menos cuidadosa, mesmo sabendo que o uso de algumas técnicas poderia ajudar. Além disso, relatou uma maneira curiosa que ela não abre mão para auxiliar na voz. “Eu confesso que não sou muito regrada em relação aos aquecimentos e às técnicas. Mas, me obrigo a tomar muita água e não deixo de mastigar gengibre (risos).”