Boletim Unicap

Nota máxima do MEC: Resultado construído em 55 anos do Curso de Direito

Professores e funcionáriosO curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco conquistou o conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), numa escalada de 1 a 5. A nota máxima do MEC está sendo muito comemorada pelos gestores, professores, alunos e funcionários do curso, que tem 55 anos de fundação e é um dos 89 do país que possuem o selo OAB Recomenda concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil.

Corpo Docente – O curso de Direito é o maior da Universidade com 3.600 alunos e 122 professores. Além dos acadêmicos, o corpo docente também é formado por desembargadores, juízes, promotores, advogados e defensores públicos.

“O nosso curso é um encontro de gerações. Temos professores com mais de 40 anos de atividades na Universidade trabalhando lado a lado com ex-alunos, como eu, por exemplo, que, por outro lado, já trabalho com ex-alunos meus”, ressaltou a coordenadora do curso, a Profª Drª Marília Montenegro.

A formação profissional dos estudantes intercala teoria e prática. Para concretizar esta diretriz, a Católica mantém convênio com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, por meio da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; do Fórum Universitário, no qual funcionam Juizados Especiais Criminal e Cível; e da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem.

PRÁTICA JURÍDICA DA CATÓLICA É UMA DAS PIONEIRAS DO BRASIL

Trio de gestoresO fato de a Católica possuir a prática jurídica desde a década de 1970, quando ainda não era obrigatória por lei, chamou muito a atenção dos avaliadores do Ministério da Educação (MEC). A Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi), coordenada pelo professor Fernando Lapa, mantém onze núcleos de prática jurídica na Região Metropolitana do Recife, onde os alunos, sob a supervisão dos professores, prestam assistência jurídica gratuita à população.

UMA CONQUISTA DE VÁRIAS GERAÇÕES

Em 2006, quando Padre Pedro Rubens assumiu a Reitoria da Unicap, o curso de Direito deixou de ser vinculado ao Centro de Ciências Sociais (CCS) e passou a ter mais autonomia, estando ligado ao Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). A diretora do CCJ, Profª Drª Maria Luíza Ramos, destaca que o excelente resultado junto ao MEC é fruto da contribuição de vários outros gestores ao longo dos anos.

5 professoresO curso de Direito foi fundado em 5 de maio de 1959 e teve como primeiro gestor o Padre Pedro de Melo, diretor da então Faculdade de Direito da Unicap. “Não podemos esquecer as realizações de Miriam de Sá Pereira (atualmente decana da Unicap), um ícone do nosso curso”, lembrou Maria Luíza.

A professora Maria Luiza destacou ainda o novo modelo de gestão, o reforço de disciplinas ligadas aos Direitos Humanos e a criação da Cátedra Dom Helder Camara em parceria com a Unesco implantados pelo professor Jayme Benvenuto. Modelo consolidado na coordenação do professor Marcelo Labanca.

A criação das assessorias de pesquisa, planejamento, avaliação, monografia, estágio, pedagógica e de extensão foi outra conquista lembrada por ela na época da coordenação da professora Catarina Almeida. “Os ex-coordenadores se ajudam e continuam trabalhando no Núcleo Docente Estruturante (NDE).”

FUNCIONÁRIOS VIBRAM COM O CONCEITO 5

Funcionários e funcionárias 2O Centro de Ciências Jurídicas da Unicap conta com uma estrutura exclusiva de funcionários. A equipe administrativa é formada por 13 pessoas. A conquista do conceito 5 também está sendo bastante comemorada entre os funcionários. “Adoro trabalhar aqui, atender os alunos”, vibrava a auxiliar administrativa Isabel Cristina, que tem 20 anos de Unicap.

“Somos uma equipe unida. Discutimos tudo em conjunto buscando melhoria coletiva”, disse a secretária administrativa Nicolle Torres, que trabalha na Unicap há 16 anos.

A confiança da gestão no corpo de funcionários foi ressaltada pela também auxiliar administrativa Ana Lúcia Souza, 18 anos de Católica: “A professora Marília Montenegro (coordenadora do curso) tem uma maneira especial de trabalhar. Ela nos dá confiança, credibilidade e isso nos motiva”.

Time de funcionáriosA mais experiente do grupo é a assessora administrativa Lúcia Monteiro. Já são 47 anos de dedicação ao curso de Direito da Católica. Ela é a segunda mais antiga funcionária em atividade da Universidade e testemunhou a fase inicial do curso quando passou pelos blocos A, B e J. Em 1981, o curso passou a funcionar no bloco G, onde está até hoje.

Foi trabalhando na secretaria de Direito que Lúcia viveu o período da ditadura militar. “Entrei aqui em 1968. Foram anos conturbados”. Décadas de experiência só motivam Lúcia ainda mais. “O trabalho aqui é uma renovação diária. É isso que me dá vida”.

CURSO CRESCE INVESTINDO EM PESQUISA

Grupo de PesquisaA consolidação da pesquisa em Ciências Jurídicas na Unicap teve um papel importante no conquista do conceito junto ao Ministério da Educação. O curso de Mestrado em Direito da Católica, que existe há 10 anos, obteve conceito 4, o que o credencia a pleitear um Doutorado.

“As coisas não surgiram ás vésperas da avaliação do MEC. Temos uma longa história de construção e aperfeiçoamento do curso. Somos os pioneiros no País a implantar na grade curricular a disciplina de Sociologia Jurídica”, destacou a professora Fernanda Fonseca Rosemblatt.

Aluna pesquisadoraA pesquisa faz parte da rotina não só de professores, mas também dos estudantes. Ex-aluna do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq), Carolina Salazar concluiu a graduação em 2012 e no ano seguinte foi selecionada para o Mestrado em Direito da Unicap. “Venho percebendo a mudança de perfil do curso nos últimos anos. É muito interessante ver o envolvimento dos professores com pesquisa e atividades acadêmicas”. Dos 122 professores, 45 são doutores e 75 são mestres.

ALUNOS TAMBÉM COMEMORAM

A notícia de que o curso de Direito obteve nota máxima no MEC também deixou os alunos em clima de festa. Vim para a Católica porque meus pais incentivaram bastante. A Universidade tem excelência e isso é notório. A Católica merece demais esse 5″, comemorava Iana Lira Pires, aluna do 10º período.

AlunosA mesma sensação era compartilhada por João Andrade, estudante do 5º período. “A Universidade tem muita coisa a oferecer para quem está disposto a correr atrás. A instituição é maravilhosa”.

Quem também é conhecedor dessas possíveis oportunidades na Católica é Mateus Siqueira. Ele cursa disciplinas do 7º e 8º períodos e já fez um intercâmbio. Mateus passou um semestre na Universidade Católica de La Plata, na Argentina. Ele ganhou bolsa do Projeto Banco Santander Universidades par se manter. A mensalidade do curso da Unicap era transferida para a instituição argentina, sem custo adicional para ele. “Foi uma experiência de vida genial, algo muito além do acadêmico”.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário