Quarta Ambiental retoma atividades com palestra sobre monitoramento de aterros sanitários
|O projeto Quarta Ambiental retomou as atividades ontem à tarde (24) com palestra da Profª. Dr.ª Cecília Lins. Ela abordou o monitoramento ambiental de aterros sanitários. O evento aconteceu na sala 113 do bloco D e foi aberto pelo coordenador do projeto e do curso de Engenharia Ambiental, Prof. Edson Gomes de Souza. “A questão ambiental é multidisciplinar. Temos aqui estudantes e professores das Engenharias Ambiental, Civil, Química e de Ciências Biológicas. Nossas atividades são abertas ao público em geral.”
Cecília ressaltou que os resíduos sólidos são um problema mundial. “A produção desenfreada de lixo é consequência do crescimento populacional e do padrão de consumo em escala global”.
A pesquisadora apresentou dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Uma pesquisa desta associação, realizada em 2013, revelou que apenas pouco mais de 58% dos resíduos são depositados em locais ambientalmente corretos no Brasil.
Cecília também apresentou informações sobre a Política Nacional de Destinação de Resíduos Sólidos, instituída em agosto de 2010, que estabelece regras para a construção de aterros sanitários. Entre elas está a impermeabilização de solo; controle de gases, efluentes líquidos e de recepção dos resíduos sólidos;
Ainda durante a explanação, Cecília destacou os aspectos geomecânicos, sólidos, líquidos e gasosos do monitoramento ambiental dos aterros. “O metano, por exemplo, é 21 vezes mais poluente que o CO2”.
Confira na galeria de fotos outros dados apresentados durante a palestra.