Boletim Unicap

Abertas inscrições para o Mestrado em Teologia

A Universidade Católica de Pernambuco divulgou edital de seleção para a primeira turma do Mestrado em Teologia. As inscrições já podem ser feitas pelo http://www.unicap.br/home/mestrado-em-teologia. O processo seletivo será realizado em fevereiro e as aula têm início previsto para o mês de março.

Outras informações podem ser obtidas na secretaria dos mestrados pelo fone 2119-4369. O curso será coordenado pelo professor Claudio Vianney Malzoni. Ele falou sobre o novo programa em entrevista ao Boletim Unicap.

Boletim Unicap – Quais os diferenciais da Unicap que contribuíram para a aprovação da Capes?

Claudio Vianney – A cidade do Recife tem uma tradição, no cenário nacional, no ensino da Teologia. Essa tradição esteve relegada, mas vem sendo reassumida pela Unicap. É preciso situar o mestrado em Teologia em um conjunto maior de iniciativas que fizeram com que a Unicap se tornasse uma referência em estudos da religião. Algumas datas são importantes:

2002 – início do curso de bacharelado em Teologia da UNICAP, com reconhecimento do MEC

2004 – criação do programa de pós-graduação em Ciências da Religião (mestrado)

2010 – mudança do curso de Teologia do turno da noite para o turno da tarde com reformulação do currículo para atender às exigências da formação presbiteral de diversas dioceses de Pernambuco

2011 – aprovação do curso de especialização em Catequese

2012 – aprovação do curso de especialização em Ciências da Religião para Educação Religiosa

2014 – aprovação do curso de especialização em Hermenêutica Bíblica

2014 – aprovação do mestrado em Teologia e do doutorado em Ciências da Religião.

B.U – Como a produção acadêmica na graduação contribuiu para esta conquista? 

C.V – O corpo docente do mestrado em Teologia é formado por doze professores. Alguns são doutores já há algum tempo, com produção acadêmica reconhecida. Outros são doutores há pouco tempo, com uma produção acadêmica ainda modesta, mas como importantes promessas para o futuro.

B.U – No contexto regional, qual a contribuição do programa da Unicap neste campo de pesquisa?

C.V – O mestrado em Teologia da Unicap será o primeiro mestrado da área nas regiões Norte e Nordeste. Há diversos cursos de graduação em Teologia nessas regiões mas estava faltando um curso que formasse os professores para os cursos de graduação em Teologia. Isso não significa que a partir de agora todas as pessoas das regiões Norte e Nordeste do Brasil que desejam fazer uma pós-graduação em Teologia irão fazê-lo na Unicap, mas poderão fazê-lo, da mesma forma que o Mestrado em Teologia da Unicap também estará aberto para receber candidatos de outras regiões do Brasil e, inclusive, de outros países.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário