Professor da Unicap assume Diretoria de Planejamento do Grande Recife Consórcio de Transporte

mauricio1
Foto: reprodução site Clube de Engenharia de PE

O professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco Mauricio Pina assumiu, na tarde de ontem (5), a Diretoria de Planejamento do Grande Recife Consórcio de Transporte. Esta será a terceira vez que ele irá desempenhar função de direção na instituição. Funcionário de carreira da empresa há 35 anos, Pina já foi diretor adjunto nos anos 80 e diretor técnico na década de 90. “Recebi este convite com muita satisfação para poder participar do planejamento do sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife. O futuro desse sistema repercutirá muito na melhoria da qualidade de vida das pessoas.”

A nova função não irá interferir na rotina acadêmica dele. Pina é professor da Unicap há 16 anos e leciona as disciplinas de Estradas I e II da graduação em Engenharia Civil. O professor também ensina no mesmo curso na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde está concluindo o Doutorado em Transportes. Mauricio Pina tem mestrado em Engenharia Civil na área de Transportes pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), concluído em 1993. “O meio acadêmico tem muito a contribuir com o ambiente técnico e vice-versa”.
Metas – O novo diretor de Planejamento do Grande Recife Consórcio de Transporte já traçou os primeiros objetivos de sua gestão. Pina vai comandar duas pesquisas sobre o sistema de transportes da Região Metropolitana. Uma delas será a pesquisa domiciliar de origem-destino. O estudo vai fazer um levantamento do perfil, fluxo e do deslocamento dos usuários, permitindo a obtenção das matrizes de origem e destino. “A última pesquisa deste tipo foi feita há 18 anos e está completamente defasada”.
A outra pesquisa vai utilizar uma metodologia inédita no Brasil, desenvolvida pela Corporación Andina de Fomento (CAF), instituição de referência na América Latina. “Vamos aferir qual a percepção do usuário sobre a qualidade do serviço que lhe está sendo oferecido. Houve um projeto piloto em Buenos Aires e, neste ano, as pesquisas serão realizadas em Lima (capital do Peru) e no Recife, que será a primeira cidade brasileira a contar com esta metodologia”, explicou Pina.
Os pesquisadores irão entrevistar 1.500 usuários nas residências e outros 1.500 nos terminais de integração, estações de BRT´s e paradas de ônibus. Segundo Maurício Pina, a previsão é de que as pesquisas comecem ainda neste primeiro semestre. “Com esse material, vamos ter ferramentas muito úteis para o planejamento do sistema de transporte da Região Metropolitana”, afirmou.