Professora de Engenharia Ambiental e alunas de Engenharia Química da Católica conquistam o Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável

A professora Leonie Asfora Sarubbo, do curso de Engenharia Ambiental, e as alunas de Iniciação Científica Isabela Natália da Silva Ferreira e Priscilla Ferreira Correa, do curso de Engenharia Química da Universidade Católica de Pernambuco, conquistaram o Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável 2014, com o trabalho intitulado “Utilização de um Biodetergente de Baixo Custo para a Remoção de Derivados de Petróleo em Solo”.
Foram premiados os cinco melhores trabalhos do Brasil. O da Católica é o único do Nordeste. A solenidade de premiação será realizada em março de 2015 em São Paulo.
Muito feliz com a conquista, a professora Leonie fez questão de agradecer a todos pelo apoio recebido e, especialmente, ao seu Grupo de Pesquisas em Biossurfactantes, à diretora do Centro de Ciências e Tecnologia, Andrea Dornelas Câmara, ao coordenador do curso de Engenharia Ambiental, José Edson Gomas de Souza (Coordenador de Engenharia Ambiental) e à coordenadora geral de Pesquisa, Maria da Graça de Vasconcelos Xavier Ferreira.

Resumo do projeto

Os acidentes ambientais causados pelas empresas petrolíferas vêm causando grandes impactos ao meio ambiente. Com o intuito de solucionar esses efeitos nocivos, métodos alternativos de remediação têm sido desenvolvidos. A utilização de biossurfactantes, ou seja, biomoléculas produzidas por micro-organismos com propriedades de detergência é uma alternativa que proporciona eficiência e respeito ao meio ambiente, uma vez que, diferentes dos surfactantes sintéticos, os biossurfactantes são biodegradáveis.

Neste estudo, um biossurfactante produzido pela levedura Candida sphaerica foi aplicado na remoção de um petroderivado em solo. A levedura foi cultivada em milhocina e resíduo de óleo de soja, tornando a produção do biossurfactante mais econômica pela utilização de resíduos industriais.

Antes de proceder com os experimentos em solo, o biodetergente foi testado quanto à toxicidade, demonstrando inocuidade frente ao crescimento dos vegetais testados. Em seguida, o biossurfactante foi utilizado na remoção de óleo de motor em areia padrão sob condições cinéticas e estáticas. Dois surfactantes sintéticos (Tween e Triton) também foram usados para fins de comparação.

O biodetergente mostrou-se bastante eficaz na forma bruta e isolada, com percentuais de remoção de óleo acima de 80%. Uma avaliação econômica da aplicação do biossurfactante em processos de remediação de solos foi realizada, demonstrando a versatilidade do biodetergente na remoção de petroderivados em ambientes terrestres.

Confira os cinco trabalhos vencedores do prêmio

Controle da Acumulação de Escuma no Separador Trifásico em Inovadora Configuração de Reator UASB Tratando Esgoto Sanitário
Lorranna Rust Raposo – Engenharia Civil
Wellington Douglas Silva Aguiar – Engenharia Civil