Evento marca o fim do Mês da Consciência Negra

DSC_0748Foi realizado na noite da última quinta-feira (27), na Universidade Católica de Pernambuco, o último dia do curso Conversando e Conhecendo a Língua Yoruba-Racismo Ambiental, marcando o fim do Mês da Consciência Negra programado pela Unicap. O evento contou com a participação de representantes de religiões de Matriz-Africana; do Padre Clóvis Cabral, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (Neabi) da Unicap; integrantes do Movimento Negro Unificado; e alunos que concluíram o curso. Na cerimônia, os participantes entoaram cânticos e fizeram uma grande confraternização.

Jorge Arruda, secretário executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), destaca a importância do curso para os estudantes. “O intuito do curso era falar sobre o racismo institucional e a intolerância religiosa e proporcionar, principalmente, para o povo de terreiro, um curso de 360 horas de aperfeiçoamento das tradições, da língua e cultura iorubana, aprendendo também sobre a teologia de matriz africana”. O secretário ainda completou: “Foi o único curso no Brasil que funcionou e isso é um motivo de orgulho. Encerramos hoje com muitos louvores, celebrando a existência de Zumbi dos Palmares”.