Cineasta espanhol participa de debate na Unicap

Juan Vicente Córdoba

O Instituto Cervantes, aproveitando a presença do cineasta espanhol Juan Vicente Córdoba na cidade, promoveu, pela segunda vez, o “Encontro com diretores de cinema espanhol”, que aconteceu na noite da última quinta-feira (27), na sala 510 do bloco A, da Universidade Católica de Pernambuco.

Após a exibição do curta-metragem EntreVías (1995) produzido por Juan, ele participou de um debate com os alunos presentes na sala, onde falou sobre sua paixão pelo cinema e sobre a produção do filme que apresentou.

O curta narra a história de três jovens, dois rapazes e uma menina, que vivem em um bairro da periferia de Madri, o mesmo em que o diretor viveu sua infância, que enfrentam os conflitos característicos da fase. Fala de paixão e crime, o qual é praticado pela jovem, que mata um homem com uma arma que acha nos trilhos do metrô. Para o cineasta, “o filme é uma metáfora, na qual os personagens podem escolher que rumo dar a vida deles”.

Juan ainda falou sobre a produção do filme, que recebe um incentivo do governo espanhol, ajudando as produções cinematográficas. O incentivo, dado pelo Ministério da Cultura da Espanha, não é apenas para os europeus, qualquer pessoa pode produzir um filme na Europa. “Pode acontecer, se o produtor for espanhol, o diretor pode ser estrangeiro e 60% dos artistas têm que ser locais”, completa.

Em relação à paixão pela produção de filmes, os olhos de Juan brilham ao falar. “É muito emocionante ir ao cinema ver um filme 35mm na telona. Me deixa bastante chateado as pessoas que vão às salas e ficam conversando, não dando atenção a algo que levou tanto tempo para ficar pronto”, enfatiza.