Boletim Unicap

Curso de Ciências Biológicas organiza mesa-redonda sobre meio ambiente

Cinco de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para lembrar a data, o curso de Ciências Biológicas da Católica organiza a mesa-redonda “Mudanças ambientais e perspectivas futuras”. O encontro acontece nesta terça-feira (1º), às 19 horas, na sala 824 do bloco B da Unicap.

A professora Goretti Sônia- Silva, coordenadora do curso de Ciências Biológicas, escreveu um texto onde percorre a visão de natureza segundo os diversos credos religiosos, com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre a importância do meio ambiente.

Segue o texto:
“A VIDA PEDE SOCORRO!
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – 5 DE JUNHO
O MEIO AMBIENTE VERSUS CRENÇAS E/OU MITOS

Bem-estar social versus mal-estar ambiental é novo desafio da sociedade moderna. Cultura e meio-ambiente são os temas da nova onda dos grandes pensamentos. Hoje direito à diversidade biológica, ao patrimônio natural se faz reflexão. Mas como as crenças, doutrinas divinas se inserem neste contexto. Sim!, a vida, sem dúvida, tem historicidade. Mito ou não há diferenças doutrinárias e rituais entre ambas as religiões, quando se fala em MEIO AMBIENTE. Segundo as doutrinas religiosas “a ciência construirá para o homem o clima do conforto e enriquecê-lo-á com os brasões da luz divina superior”, independente de qualquer crença ou mito. Vejamos:
Segundo a Doutrina Budista…. a Ciência e a essência do homem são o fatores essenciais do UNIVERSO. O universo precisa do homem.
Já a Doutrina Espírita assemelha-se à uma árvore robusta que estende seus ramos,flores e frutos e essências. É preciso percorrer caminhos bons.
Para o Candomblé a força da natureza e seus elementos são fundamentais. Um ser supremo rege o Universo e os deuses regem seus alicerces. Oxossi representa as matas, Xangô as rochas; Iansã os ventos e a tempestades, Oxum as águas doces, Nanã representa a lama e pântanos, Oxumaré o arco-íris, Iemanjá águas salgadas e Oxalá, o ar e a atmosfera.
As fontes judaicas – Judaísmo são extremamente relevantes em explicar os desperdícios dos recursos naturais… “ e que toda a folhagem das florestas, todas as plantas possam acordar na minha chegada para transmitir o poder e a energia de vida”
E o Catolicismo? … Ah!, Deus criou os Céus e a Terra. “Eis que eu vos dou toda a erva…, todas as árvores…, todos os animais…, todas as aves…, e tudo em que haja sopro de vida…” (Gen 1,29s).
Mas, diante de tantas crenças, mitos e doutrinas, donde veio à maldade humana, que reside e tem hoje, tanta repercussão destruidora de nós mesmos e do meio ambiente em que vivemos?
Sem dúvida alguma perpasso pelos pensamentos de inúmeras doutrinas e finalizo pelo um roteirista e cineasta – Chalie Chaplin.
“pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco, necessitamos mais de humanidade que de máquinas, mais de vida que de tecnologia”
Que o dia do MEIO AMBIENTE seja um ato de reflexão para todos. ”

PROFA DRA. GORETTI SÔNIA – SILVA (COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS).

print

Compartilhe:
One Comment

Deixe um comentário