Assembleia Legislativa presta homenagem póstuma ao Padre Paulo Meneses

TN Semana C&T
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe
As Semanas Nacional e Pernambucana de Ciência e Tecnologia, eventos promovidos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo Estado de Pernambuco, foram tema de Grande Expediente Especial nesta quinta-feira (16 de outubro), na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A reunião foi proposta pela deputada Terezinha Nunes, do PSDB. Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social é o mote do evento este ano.
O vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia, deputado Diogo Moraes, do PSB, fez a abertura do encontro e afirmou que investir em conhecimento e acompanhar o desenvolvimento tecnológico deve ser missão de todos os governos.
TN Semana C&T3Terezinha Nunes comentou que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre no período de 13 a 19 de outubro, desperta a curiosidade de crianças e jovens, especialmente. Ela ressaltou que a iniciativa mobiliza universidades, centros de pesquisa, escolas, empresas e a sociedade. Segundo a parlamentar, Pernambuco se destaca no campo da Ciência e Tecnologia em nível nacional.
A deputada, que é presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, lembrou que o Legislativo Estadual tem buscado contribuir para a popularização do conhecimento científico. Uma das ações destacadas por Terezinha é a homenagem anual a três cientistas notáveis que contribuíram para o desenvolvimento científico de Pernambuco. Ela informou que, este ano, foi concedida uma distinção póstuma ao padre Paulo Meneses, ao doutor em Química Ricardo de Carvalho Ferreira e ao botânico Dárdano de Andrade Lima.
Secretário executivo de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Luis Henrique Lira, citou que, a cada ano, aumenta a participação de prefeituras municipais na semana comemorativa. Ele ressaltou o esforço do Governo para levar à população o desenvolvimento social, por meio do conhecimento.
O diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão, defendeu a popularização da ciência e tecnologia, lembrando que quem detém o conhecimento, detém o poder. O doutor em Física e professor da UFPE, Ivon Fittipaldi, fez uma palestra onde lembrou que o Brasil precisa investir em infraestrutura e na ampliação do número de pesquisadores.
Também participaram do evento a secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Rejane Mansur, além do Pró-reitor Comunitário da Unicap, Padre Lúcio Flávio Cirne. A Assembleia também entregou placas comemorativas aos familiares dos notáveis cientistas pernambucanos escolhidos nesta edição do evento.