Católica promove roda de diálogos sobre educação inclusiva

mesa

Na manhã desta quinta-feira (16), foi realizada na Universidade Católica de Pernambuco uma roda de diálogos sobre a educação inclusiva. Estiveram presentes no evento palestrantes portadores de necessidades especiais, professores e alunos da Unicap e integrantes da prefeitura e também do Governo do Estado de Pernambuco, a fim de discutirem a importância da inserção das pessoas com deficiência na sociedade e destacar de quais formas isto pode ser posto em prática.

AmandaCom uma série de testemunhos de superação e força de vontade, os palestrantes Roberto Wanderley (Professor da Unicap), Amanda Ferreira (professora) e Humberto Suassuna (professor da Uninassau) mostraram que é possível, sim, ter sucesso na vida, independentemente de sua condição, pois o mais importante é que a sociedade abra espaço para receber os deficientes, para que os mesmos sejam incluídos e alcancem autonomia.

P2“O evento faz parte da Semana Mundial de Educação Inclusiva e também é uma comemoração ao Dia da Criança, porque educação com qualidade é um direito previsto na Constituição para todas as crianças, adolescentes e jovens. Educação com qualidade sem diferença, ou então, respeitando as diferenças. É um evento que objetiva chamar a atenção de todos sobre a importância de tratar todos como iguais”, afirmou a diretora do Centro de Ciências Jurídicas, Maria Luiza Ramos.

pessoasConvidados a se debruçarem sobre o tema, os alunos do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco tiveram a oportunidade de refletirem sobre a problemática e de terem um olhar, sobretudo humano, para com os portadores de deficiência, a fim de entenderem que é possível incluir sem excluir.

humbertoO professor de Educação Física da Uninassau e portador de Síndrome de Down, Humberto Suassuna, ressalta a importância do evento: “Na verdade, o benefício dessa palestra é o do acesso à informação, para que todos possam saber do que se tratam as questões levantadas, defender as pessoas com deficiência, para que não haja exclusão. A própria convenção beneficia a sociedade como um todo.”

Para ficar por dentro da programação das atividades que serão realizadas em todo o Brasil, acesse o blog da SAM (Semana de Ação Mundial 2014): http://semanaacaomundial2014.wordpress.com/