Ex-aluno de Engenharia Civil da Unicap recebe Prêmio Icarahy da Silveira da ABMS

IMG_4403

O Engenheiro Civil e ex-aluno da Universidade Católica de Pernambuco, Pedro Eugênio de Oliveira, teve sua dissertação de Mestrado, intitulada “Análise de Provas de Carga e Confiabilidade para Edifício Comercial da Região Metropolitana do Recife”, realizado na UFPE, agraciada com Prêmio Icarahy da Silveira, pela melhor dissertação de mestrado realizada em instituição brasileira, no biênio 2012-2013, outorgado pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – ABMS, no dia 10 de setembro, em Goiana, Goiás.

O professor do curso de Engenharia Civil da Unicap, Silvio Romero, orientou Pedro Oliveira como bolsista do Pibic, durante a Graduação e no Mestrado, na UFPE, também o orientou, junto com o professor Alexandre Gusmão, a realização de seu trabalho de conclusão. Professor Silvio fala orgulhoso de seu aluno. “Pedro Oliveira é ex-aluno da Unicap. Foi o primeiro lugar no vestibular, tive o privilégio de ser seu orientador de iniciação científica por dois anos, foi aluno  laureado de sua turma de Engenharia Civil, recebeu o prêmio Noberto Odebrescht por ser o melhor aluno de sua turma de graduação e agora recebe o prêmio Icarahy da Silveira pela melhor dissertação de mestrado realizada em Instituição brasileira no biênio 2012-2013 outorgado pela ABMS. Este resultado engrandece o curso de graduação de  Engenharia Civil da Unicap  e a Geotecnia em Pernambuco.”

Da direita para esquerda: Prof. Silvio Romero, Pedro Oliveira, Prof. Joaquim Oliveira e Prof. Alexandre Gusmão

Para Pedro Oliveira, que é filho do coordenador do curso de Engenharia Civil da Unicap, professor Joaquim Oliveira, falou do que representa essa conquista. “É a realização de um sonho. Primeiro, porque desde criança eu ouvia falar desse prêmio, porque meu pai é professor da área de Geotecnia e, meio que, se um dia eu conseguisse terminar o mestrado e conseguisse conquistar esse prêmio era uma realização pessoal muito grande, tanto pessoal como familiar. Isso é um sonho. Desde a época de aluno, quando entrei na universidade eu já tentava, não só, me diferenciar mas também me aprofundar nos conhecimentos. A Católica tem um curso de Engenharia Civil extremamente estruturado, principalmente em questão de biblioteca e sempre tive muito acesso ao conhecimento, não só, na minha área, mas o conhecimento interdisciplinar. Talvez, seja o ponto principal da universidade, por ela ser um campus agrupado, você tem acesso a vários tipos de conhecimento, não só exatamente o seu. Isso acrescenta na formação da pessoa. Quando eu saí da universidade eu saí determinado a trabalhar com geotecnia sem excluir outros campos de atuação e, talvez, esse seja o maior diferencial da minha dissertação. Porque nela, eu tentei traçar várias linhas de raciocínio e tentar concluir todas. Comecei fazendo um histórico do tipo de solução que a gente utilizou na dissertação; ai eu falei do recife como um todo, da geologia do Recife  para depois entrar de fato no assunto. então, a dissertação ficou ampla e, ao mesmo tempo, bem específica, começou ampla e foi pormenorizando. talvez seja um reflexo da minha formação aqui na Unicap.