Solidariedade marca visita do Padre Pedro e amigos à cidade de Vazantes

A festa de aniversário do Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens. é um dos eventos mais esperados do ano na Universidade Católica de Pernambuco. Além de reunir amigos e funcionários para uma confraternização, ele promove um bingo solidário, cuja renda arrecadada é destinada para diversos projetos sociais em Vazantes, sua cidade natal, localizada no interior do Ceará.

Mentoras operacionais da festa, Fátima Dantas – funcionária da DGE – e Cristina Carvalho – secretária da Reitoria – jamais tinham visitado a cidade cearense, apesar de atuar nos bastidores do bingo solidário.  Desta vez, as duas embarcaram numa verdadeira comitiva, que reuniu mais de 25 pessoas entre funcionários e amigos, para conhecer os principais projetos com os quais o reitor colabora.

“A gente sempre teve a curiosidade de conhecer a cidade de Vazantes. Sempre organizamos a festa, estávamos nos bastidores e só conhecíamos o resultado através de fotos. Queríamos conhecer de perto a cidade, ver o projeto na prática”, explicou Fátima Dantas. O grupo que saiu do Recife se encontrou com outros visitantes, como Luiz Marico, da Comunidade Jesuíta de Brasília, e as irmãs da Comunidade Santo André, que passam a desempenhar atividades voluntárias na cidade.

Etse ano o projeto Fé e Alegria de Vazantes inaugurou a Galeria Social, um espaço que se transformou num verdadeiro ponto de encontro para o desenvolvimento da cultura e da economia solidária. O ambiente agora passa a reunir nove lojinhas para grupos associativos de geração de renda.  O projeto ainda conta com a casa da cultura e um centro voltado para aulas de dança, balé, maracatu, além de uma praça de alimentação e um teatro de arena. “É uma alternativa para a juventude do interior. É um ponto de encontro para o entretenimento e a diversão”, explicou o Padre Pedro.

Aproveitando a estrutura da galeria, o Bazar Solidário, que é organizado por Fátima Dantas e pela diretora de Gestão Escolar da Unicap,Teresa Peretti, será permanente. O ponto de recolhimento do bazar será na DGE, que fica no térreo do bloco G. A equipe organizadora do bazar aguarda doações de roupas, sapatos, bolsas, acessórios para todas as idades e objetos para casa em estado de bom uso. Antecipando o clima de final de ano, as doações já podem ser feitas tendo em vista as festividades natalinas.  O telefone para contato é 2119 – 4127