Reitor representa a Católica no lançamento do Plano de Ações Integradas de Enfrentamento ao Crack

As drogas se consolidaram como um dos principais problemas da sociedade atual. Devido à proliferação do uso do crack e à urgente necessidade de implantação de medidas que combatam a sua expansão, o Governo do Estado de Pernambuco lançou, nessa quarta-feira (26), o Plano de Ações Sociais Integradas de Enfrentamento ao Crack. O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participou da solenidade.

Além do governador Eduardo Campos, participaram do evento o prefeito da cidade do Recife, João da Costa; o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; deputados, secretários, professores, membros de ONGs e representantes da sociedade civil. Para representar o universo de mulheres que perdem seus filhos para o crack, mães de vítimas da droga também prestigiaram o lançamento.

Só para o ano de 2010, foi destinado um investimento de R$ 15 milhões para implantação de ações. O plano pode beneficiar cerca de 17 mil dependentes químicos por mês. Com a criação da primeira Rede Estadual de Enfrentamento ao Crack, o governador destacou a importância da existência de articulação de diferentes segmentos da sociedade civil, como as universidades, meios de comunicação, Igrejas e o campo judiciário, para que seja possível um avanço nessa questão.

Na ocasião, Padre Pedro Rubens salientou o aspecto fundamental de o plano promover a convocação da sociedade civil. “Diante de um problema sério como o uso do crack, a articulação não deve se restringir às secretarias do Governo e, sim, à população inteira”, destacou.

A ausência de pesquisa referente a esse tipo de droga prejudica o esclarecimento e até a solução do problema. Segundo o Reitor, a participação da Universidade está inserida nesse contexto. Além de contribuir com a educação, ele afirma que devem ser elaboradas pesquisas aprofundadas sobre o tema, a fim de estabelecer um estudo mais detalhado sobre a questão.

O secretário-executivo de Desenvolvimento e Assistência Social, Acácio de Carvalho, apresentou as diretrizes do plano, que prevê uma luta intensificada no combate ao crack, ampliando as oportunidades de resgate dos prejudicados pelo vício. Por meio dos sistemas de Assistência Social e Saúde Pública, serão disponibilizadas condições mais aprimoradas de tratamentos, divididas em três conjuntos de ações: prevenção social e repressão qualificada; proteção e tratamento; e inclusão socioprodutiva.

Com o aumento de mais 4 mil vagas para internação, está sendo ampliada a capacidade do Centro de Atendimento aos Usuários de Drogas (CAUD), leitos de desintoxicação, casas de acolhimento e aluguel social. Além disso, há a implantação de 31 centros de referência regionais de acolhimento aos usuários espalhados no Estado de Pernambuco.