Reitor participa da cerimônia de canonização dos papas João XXIII e João Paulo II no Vaticano

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participou na manhã deste domingo (27) da cerimônia de canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, no Vaticano.  Um momento histórico para a Igreja Católica. Após a cerimônia, presidida pelo Papa Francisco e com a presença do Papa Emérito Bento XVI, os dois pontífices se tornaram santos e agora serão chamados de São João XXIII e São João Paulo II. Milhares de fiéis de todo o mundo lotaram a Praça de São Pedro, apesar do frio e da chuva.

Pela primeira vez na história dois pontífices foram santificados ao mesmo tempo. Também pela primeira vez a Santa Sé fez uma transmissão em 3D pela TV e pela Internet. Estima-se que cerca de 2 bilhões de pessoas assistiram ao vivo à celebração em todo o mundo, que também foi transmitida em salas de cinema, inclusive no Brasil. O Vaticano apostou também nas redes sociais, com a criação de um site especial para a dupla canonização, uma página no Facebook e até aplicativos em dispositivos móveis para celulares e tablets.

Depois da solenidade, Padre Pedro almoçou com o cardeal brasileiro Dom João Braz de Aviz, atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano e Arcebispo Emérito de Brasília. Padre Pedro conheceu o Papa João Paulo II em Fortaleza, quando ainda não pertencia à Igreja. Ele jamais poderia imaginar que um dia estaria em Roma participando de cerimônia que transformaria o pontífice em santo.

Nesta segunda-feira (28), o Reitor da Unicap almoça com o Padre Antonio Spadaro, editor da revista La Civiltà Cattolica e que fez no ano passado uma entrevista de repercussão mundial com o Papa Francisco. Em seguida, Padre Pedro segue para Paris, onde participará de várias reuniões da Federação Internacional das Universidades Católicas, da qual é presidente.

Saiba mais

Conhecido como o “Papa Bom”, João XXIII comandou a Igreja Católica entre 1958 e 1963. Nesse período, convocou e deu início ao Concílio Vaticano II, uma série de conferências que resultou em documentos sobre os novos rumos da Igreja Católica, com o intuito de aproximá-la do povo e adaptá-la à modernidade.

João Paulo II ascendeu ao Trono de Pedro em 1978 e lá permaneceu até 2005, quando morreu. Foi um dos papados mais longos da história e sua canonização foi a mais rápida da história moderna da Igreja.