Alunos do curso de Fotografia farão intervenção urbana nas ruas do Recife

Qual o poder da imagem na sociedade contemporânea?

Para tentar responder essa questão, os alunos do 3o. módulo de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco, que estão cursando a disciplina Poética da Imagem, ministrada pelo professor Dario Rocha, estão propondo uma intervenção urbana nas ruas do Recife, inspirada em René Magritte, um dos mestres do Surrealismo.

Magritte é o autor do quadro com um desenho de um cachimbo e a frase “ceci n’est pas une pipe” (isso não é um cachimbo), discutindo assim a complexidade do poder da imagem na atualidade, quando muitas vezes só valorizamos a realidade quando vista por meio de imagens.

O projeto ISSO NÃO É… propõe a realização de intervenções em vários locais da cidade, durante os meses de abril e maio, com o objetivo de provocar a reflexão sobre o poder da imagem, visando buscar a valorização dos espaços urbanos cotidianos.

Na contemporaneidade, muitas vezes a imagem vem antes do conhecimento de fato. Muito antes de conhecermos determinado lugar, já o vimos por meio de imagens. Apreendemos o mundo através das imagens e, diante desta realidade, como desmitificar a imagem? Como trazer a realidade de volta?

Os alunos produzirão fotos de locais da cidade de ângulos pouco conhecidos, quase irreconhecíveis, e vão expor as imagens no espaço fotografado para quem estiver passando pelo local. A ideia é lançar novos olhares sobre os espaços públicos do Recife e conferir as reações das pessoas.

As fotos serão disponibilizadas em uma fan page no Facebook. A primeira intervenção será na Ponte da Boa Vista, dia 09/04, no horário da manhã.

Mais detalhes em: https://www.facebook.com/issonaoe/info

O que é ? intervenção urbana ISSO NÃO É…

Quando ? 09/04/2014 – 07h às 11h

Onde ? A primeira intervenção será na Ponte da Boa Vista