UMA NOVA FASE NA ÁREA DE EXTENSÃO

Sandra Serviço Social 015A Prof. Drª Odalisca Cavalcanti é a nova coordenadora geral da área de Extensão da Unicap. Mas as novidades não param por aí. A gestão passa a ser descentralizada com a participação de professores de cada um dos cinco centros acadêmicos da Católica. Juntos eles formam o que está sendo chamado de Comitê de Extensão.

“A descentralização proporciona um maior controle e acompanhamento das ações e das atividades de Extensão da Universidade”, explica Odalisca que também representa o Centro de Ciências Sociais (CCS). O grupo ainda é formado pela professoras Cida Craveiro (Centro de Ciências Biológicas e Saúde – CCBS); Graziela Almeida (Centro de Teologia e Ciências Humanas – CTCH); Valdênia Brito (Centro de Ciências Jurídicas – CCJ); e pelo professor Fábio Pedrosa (Centro de Ciência e Tecnologia – CCT).

Odalisca ressalta ainda que as ações iniciais estão sendo construídas a partir de documentos elaborados na gestão anterior do professor Alcivam Paulo. Atualmente, ele se dedica à coordenação pedagógica do Espaço Criança Esperança de Jaboatão, do qual a Unicap é a gestora local.

IMG_4796“Vamos promover o financiamento de projetos já existentes. As mudanças na lei da filantropia vão fazer com que busquemos financiamentos externos para executar os novos projetos”, disse Odalisca ao explicar que vai fazer um levantamento das ações de extensão da Universidade e agrupá-las num banco de informações.

A nova gestão colegiada também passa por uma “redifinição” do que vem a ser Extensão na Unicap. “A extensão não pode ser pensada isoladamente, tem que que ser articulada com o Ensino e a Pesquisa”, ressalta a professora Graziela Almeida . “Um dos nossos desafios é justamente este. A articulação da Universidade com a Sociedade Civil, ao mesmo tempo em que a Unicap recepciona grupos sociais. Vamos buscar uma sinergia com outros saberes”, complementou a professora Valdênia.

Os desafios da Extensão também giram em torno do aprendizado. É o que defende a professora Cida Craveiro. “A Extensão abre o campo para o aluno colocar em prática o que aprendeu em sala de aula”.

Raciocínio compartilhado pelo professor Fábio Pedrosa. Para ele, a Extensão dialoga mais rapidamente com a sociedade. “O mundo acadêmico brasileiro ainda é muito focado na formação profissional, mas isso leva tempo. Pesquisa leva tempo. Eu vejo na Extensão a possibilidade de a Universidade dialogar mais rapidamente com a sociedade na qual estamos inseridos. É um esforço de democratizar o conhecimento”, concluiu.