Alunos do curso de Fotografia expõem na Arte Plural Galeria

A Arte Plural Galeria dá o pontapé inicial no calendário de 2014 e abre suas portas para a primeira exposição do ano. O espaço recebe a mostra “Novos Olhares”, produzida pelos formandos do curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a partir desta terça-feira (07), seguindo até dia 26 de janeiro. Sob a curadoria das professoras e fotógrafas Germana Soares e Renata Victor, a mostra reúne 20 imagens, uma de cada aluno, produzidas ao longo do curso.

As datas e locais das fotos são bem diversos. A seleção das imagens ficou por conta dos próprios alunos, com idades que variam de 18 a 50 anos. Cada um escolheu a sua preferida, levando em consideração aquela que representaria melhor a sua personalidade. A fotógrafa Marina Feldhues, por exemplo, optou pelo recorte de uma estrada para expor na mostra e comenta: “Estamos sempre caminhando, escolhendo percursos, seguindo uma ou outra trajetória. O final da vida todos conhecemos, a morte. Portanto, caminhar pode ser também compreendido como uma metáfora para viver. Assim como os caminhos são a vida que caminhamos”.

Coloridas e em preto e branco, as imagens trazem recortes de paisagens, pessoas, animais e objetos diversos, acompanhadas de relatos dos próprios autores, fazendo com quer o público possa refletir e compreender o processo de criação das fotos. Os trabalhos foram produzidos em câmeras digitais e impressos em Fineart no Atelier de Impressão, referência na reprodução de imagens em altíssima qualidade, que funciona nas dependências da Arte Plural.

A curadora Germana Soares explica que foram dois anos de convivência em busca da qualificação do repertório imagético de cada um dos concluintes, através de uma organização curricular com disciplinas de conteúdos gerais e específicos, linguagens e técnicas diversificadas, e, principalmente, do estímulo à produção fotográfica. “Essa é uma pequena mostra dessa produção, que nos encanta por percebermos a vitalidade da fotografia, linguagens e perspectivas diferentes, que, unidas, formam um grande mosaico da pluralidade, com suas ideias, desejos, expectativas e fragmentos”.

FOTÓGRAFOS

• Vanessa Melo

SERVIÇO:

Exposição “Novos Olhares”;

Vernissage: 07 de janeiro (só para convidados)

Período de visitação ao público: de 08 a 26 de janeiro – terça a sexta, das 13h às 19h; sábados e domingos, das 16h às 20h;

Na Arte Plural Galeria, Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife – Recife – PE;

Entrada franca;