1ª Semana de Publicidade discute atendimento e planejamento

A 1ª Semana de Publicidade está reunindo dezenas de estudantes, profissionais e interessados na área. Nesta terça-feira (25), no seu segundo dia, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre “Atendimento e Planejamento” realizada pelo coordenador de Planejamento do Gruponove, Eduardo Breckenfeld.

Dando início à sua apresentação, Eduardo fez uma pergunta aos estudantes: “Quem de vocês leu o Diario de Pernambuco ou o Jornal do Commercio e qual de vocês se lembra de alguma campanha que estava em algum deles?” O silêncio tomou conta do auditório. Então, ele aproveitou assim para falar sobre o bombardeio de informações a que somos submetidos.

No segundo momento, o palestrante apresentou a importância de o publicitário conhecer e vivenciar a realidade do consumidor. É necessário, ainda, conhecê-lo muito bem para que o produto se venda sozinho. Já a marca só é criada a partir do contato com os consumidores e da experiência deles com ela.

Outro aspecto interessante é o de manutenção da marca, a exemplo da caninha 51, que desde 1978 possui a campanha “Uma Boa Ideia” e a cerveja Skol, que desde 1997 desce redondo. “Nosso maior compromisso na comunicação é com a marca”, ressaltou Eduardo.

Avançando, ele falou sobre o novo profissional de Publicidade: “Estão se formando mais publicitários do que a quantidade de agências no Recife. Porém, as agências buscam pessoas com uma maior visão e, nesse aspecto, ainda sofremos muito, já que falta no mercado profissionais qualificados.” E quando perguntado como seria esse profissional qualificado, ele é direto: “Tem que entender de todas as ferramentas de comunicação. Ser criativo e estratégico”, concluiu Eduardo Breckenfeld.