Dilma é homenageada pelas Universidades Comunitárias

Presidenta Dilma e os Reitores das Comunitárias

Por Assessoria de Comunicação da Abruc.

Em solenidade concorrida na Univali, em Itajaí/SC, a presidenta Dilma Rousseff saudou a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – Abruc, como uma das responsáveis pelo abandono da condição de miséria da população brasileira através da educação.

Segundo Dilma “se queremos uma nação de princípios elevados, temos que formar brasileiros que tenham o conhecimento de nossa história”, e que “a educação é um caminho que não podemos deixar de lado: ela é o caminho”.

Participaram do evento na Univali autoridades do governo de Santa Catarina, ministros de Estado, prefeitos, senadores, deputados e reitores, professores e estudantes das Comunitárias.

Durante a cerimônia, a presidenta Dilma foi homenageada com uma placa alusiva à Lei das Comunitárias 12.881/13, entregue pelo presidente da Abruc e Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens; pelo presidente da Acafe, Mário Cesar; presidente do Comung, Ney Lazzari, e pelo Reitor da Unisc e ex-presidente ABRUC, Vilmar Thomé.

Em seu discurso, o Reitor Mário Cesar destacou a importância da legislação para a educação brasileira, para o desenvolvimento do país e o quão benéfico isso será para o estado brasileiro, que poderá fortalecer suas ações em parcerias com as universidades comunitárias.

Fez ainda um agradecimento especial ao Legislativo brasileiro, Câmara e Senado, pela responsabilidade com que tratou o tema, dedicando um agradecimento que foi muito aplaudido à ministra Maria do Rosário, então deputada federal pelo PT do Rio Grande do Sul em 2010, como autora do PL das Comunitárias, e que foi acompanhada por mais 17 parlamentares.

Dilma enfatiza “que neste dia demos mais um passo para oferecer educação de qualidade aos brasileiros” e que a Lei 12.881/13, “vai contribuir na sustentabilidade das universidades comunitárias e assegurar direitos considerando as suas características”, completou a presidente.