Ex-aluno do curso de Jornalismo da Unicap lança, neste sábado, livro na Fliporto

nelson-samapaio-2
Nelson Sampaio acompanhado de sua esposa Valéria Saraiva

O ex-aluno do curso de Jornalismo da Universidade Católica Nelson Sampaio Junior, lança neste sábado, dia 16, seu livro “Ary: um bandeirante do cinema brasileiro“, na Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto).

nelson-samapaio-4Fruto de uma pesquisa de mais de 5 anos, o livro apresenta a trajetória do cineasta Ary Severo, uma das maiores personalidades do cinema mudo pernambucano (o Ciclo do Recife 1923-1931) no contexto brasileiro. Ary: Um bandeirante do cinema brasileiro, editado pela Bagaço, é rico em fotografias raras e documentos inéditos e tem um grande simbolismo em seu lançamento, por ocasião dos 90 anos de existência do cinema pernambucano.

Segundo o autor,  Ary  Severo, além de introduzir o cinema em Pernambuco, entrou para a história do cinema brasileiro com o filme Aitaré da Praia (1925), um dos seus maiores sucessos. A grande curiosidade desse filme é que ele representou o “primeiro surto de profissionalismo cinematográfico no Brasil”, nas palavras do historiador Alex Vianny. “Em outras palavras, pela primeira vez no Brasil, sob a liderança de Ary, uma equipe de cinema se dedicou exclusivamente a um filme, fator bastante significativo, visto que as películas anteriores eram realizadas em finais de semana quando os integrantes estavam de folga. E mais, pela primeira vez no cinema nacional um filme da região Norte circulou para o Sul do país, numa época cuja distribuição de filmes brasileiros era praticamente inexistente”, revelou Sampaio.

Nelson Sampaio é recifense e  formou-se em Jornalismo pela Católica em 2007, é vencedor do 14º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, na categoria: telejornalismo, com o vídeo-experimental “A última Diva”. Seu próximo livro será O Menino que Gostava de Teatro.

SERVIÇO:

DATA: 16/11/2013

HORÁRIO: 17h

LOCAL: Estante da Editora Bagaço, 4ª Feira do Livro de PE (Fliporto) – Praça do Carmo, Olinda-PE.