1ª Semana de Publicidade e Propaganda lota auditório G1

O auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco ficou lotado para a 1ª edição da Semana de Publicidade e Propaganda da Unicap. O evento, que está sendo promovido por alunos do curso, conta com programação diversificada, que inclui oficinas, palestras e debates. A Semana reúne renomados publicitários, estudantes e pesquisadores da área até sexta-feira (28).  “ É importante enfatizar que é uma Semana que está sendo realizada a partir da iniciativa dos próprios alunos. Isso tem que ser valorizado e estimulado”, afirmou o professor e coordenador da Agência Experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Católica, Fernando Fontanella.

Para estrear a manhã de palestras, a publicitária Érika Pena, formada pela Universidade Federal de Pernambuco e coordenadora do Departamento de Mídia da agência OEM Comunicação, falou um pouco de como esse setor funciona. “O profissional de mídia é aquele que vai planejar, desenvolver, pensar e praticar ações que levem a mensagem do cliente ao público. É ele quem propõe caminhos para que a mensagem chegue ao público-alvo.”

De acordo com Érika, o “mídia” deve seguir um planejamento antes de fazer com que essa mensagem seja veiculada para se ter certeza de que a meta do cliente seja atingida. Para isso, deve-se reunir alguns dados: análise do mercado, análise da demanda, análise de concorrente e problemas e oportunidades. “O plano de mídia não é apenas cálculo, também poderemos propor ideias ao pessoal da criação. Afinal, é um trabalho em conjunto. Nós temos de sempre estar pensando em estratégia, na forma como vou oferecer o meu produto para o público e criar nele um desejo de consumo”, disse.

A publicitária mostrou as diversas plataformas em que a propaganda pode estar presente, ressaltando seus pontos positivos e negativos. Jornal, Revista, Internet, Televisão, Rádio, Outdoors e Outbus são algumas das mídias tradicionais utilizadas. Mas também existem as alternativas, que consistem em propagandas nas paradas de ônibus, no metrô, nas jangadas, nos shoppings, etc.

No jornal, a temática da mensagem da propaganda tem de se adequar ao meio, ou seja, às matérias e reportagens que estão escritas no impresso. No rádio é preciso que a mensagem seja repetida, já que a informação nesse veículo se dissipa com mais rapidez. A mídia de maior cobertura e que mais induz ao consumo é a televisão. Contudo, é  a que requer maior investimento. Um comercial de 30’’ no intervalo do Jornal Nacional custa em média R$ 10.339. A internet converge todos os meios e dá a possibilidade de vários formatos diferenciados de publicidade.

Apesar de reconhecer que é um pouco estressante trabalhar na área de mídia, Érika afirma ser muito bom. “A nossa área é a que escoa todo o material de criação da empresa. Por isso que às vezes é estressante, mas vale a pena trabalhar nessa área. É gratificante”, concluiu a publicitária.

A 1ª Semana de Publicidade da Universidade Católica de Pernambuco é aberta ao público. Os interessados podem acessar a programação do evento no site da Unicap.