Curso de Jogos Digitais promove debate sobre empreendedorismo indie

Breno Carvalho e Anderson Santos

Os jogos indie são produções eletrônicas independentes, sem o apoio financeiro das grandes companhias mundiais dos games. O empreendedorismo desse setor na economia criativa foi debate segunda-feira (21), no bloco A da Unicap. O evento faz parte da Semana de Integração Universidade Católica Sociedade (SIUCS), e foi organizado pelo curso de Jogos Digitais. Antes do debate, foi exibido o filme “Indie Game”, que retrata a rotina de programadores independentes que fizeram sucesso com seus games.

Após a exibição do longa, o coordenador do curso de Jogos Digitais, Prof. Breno Carvalho, e o ex-aluno da Católica e um dos fundadores da Mudcrab Studio, empresa desenvolvedora de jogos, Anderson Santos, participaram de um debate sobre o mercado pernambucano de games e a dificuldade de se fazer uma produção independente. “O mercado local ainda é pequeno, mas está crescendo. O grande problema dos fazedores de jogos é que eles são extremamente técnicos. Isso é ruim porque eles precisam ter, no grupo, alguém que saiba vender o seu produto, que atraia um investidor. Muitos projetos são reprovados porque não têm quem saiba vender”, ressaltou Breno. Anderson ainda refutou a ideia de concorrência no mundo dos jogos eletrônicos. “Assim como cada um escuta várias músicas, cada pessoa pode jogar vários jogos. Um game não impede o outro. Essa diferença faz até bem para o mercado, já que não há concorrência, os desenvolvedores até se ajudam”, frisou.

A Siucs continua até o dia 25 de outubro, com palestras, oficinas e debates. Para saber mais sobre a Semana, sua programação e como se inscrever para os eventos, acesse: www.unicap.br/siucs