Professora da Unicap participa de debate sobre pessoas com altas habilidades na Assembleia Legislativa

A Profª Drª Vera Borges de Sá participou nesta quarta-feira (16) de um debate sobre pessoas com altas habilidades (superdotados)  na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A palestra foi promovida pela Comissão de Cidadania do Estado. A maioria dos presentes eram alunos de Direito da Católica.

Alunos de Direito da Unicap foram destaque na plateia do evento.

Antes mesmo do início da atividade, a professora não esqueceu de dar as últimas instruções para seus alunos. Um trabalho acerca do tema a ser debatido deveria ser feito. Os estudantes presentes viram Vera Borges falar do despreparo das escolas para receber os alunos superdotados. “Exigir uma solução padronizada para todas as crianças é um erro”, contou.

Além de ser professora na Unicap, Vera é presidente do Instituto Scientia de Pernambuco, que entre outras coisas, estuda o comportamento e as necessidades dos portadores de altas habilidades. Muitos dos mitos relacionados ao tema foram logo derrubados por ela. Superdotado não precisa necessariamente tirar boas notas ou ser uma pessoa introspectiva. Os esclarecimentos causavam surpresa na plateia.

O deputado Manoel Santos (PT) presidiu a mesa. Quem também estava presente foi Clemir Queiroga, que é membro do Conselho Brasileiro para Superdotação. A ouvidora Geral do Estado, Carla Júlia Marcelino, deu um depoimento emocionante e emocionado sobre o drama que viveu com seu filho. “As mães devem ter coragem de contar esses problemas”, falou.