Ex-aluno do curso de Fotografia da Unicap vence concurso Set Universitário

oo

O fotógrafo Miton Raulino de Souza, ex-aluno do curso de Fotografia da Católica, foi o ganhador da Mostra Competitiva Set Universitário, na categoria fotografia jornalística. O evento, que é organizado pela PUC do Rio Grande do Sul, premia trabalhos realizados na área de comunicação.

Sem título

O ensaio fotográfico feito por Milton, intitulado O berço da música, contempla o universo dos luthiers – artesãos de instrumentos musicais – da cidade do Recife. As fotografias tinham sido apresentadas como trabalho de conclusão de curso, sendo depois expostas na Intercom. O que rendeu outro prêmio ao fotógrafo.

Milton registrou em sua lente o trabalho de artesãos em seus ateliês, confeccionando e restaurando alguns instrumentos. “A ideia era abordar tanto o clássico como o popular, mostrando as diferentes fases da produção de um instrumento até o momento em que ele é tocado”, explicou o fotógrafo.

O tema foi escolhido pelo fato da lutheria ser uma profissão pouco valorizada, apesar de ser um trabalho com alto valor artístico. “Produzir um instrumento artesanalmente é como produzir um quadro: leva tempo, criatividade, empenho do artista, emprego de material de qualidade”, completou Milton.

Os alunos e ex-alunos da Universidade Católica de Pernambuco já participam do Set Universitário há 18 anos, sendo esta a 16ª vez que os estudantes da Unicap levam o prêmio para casa.