Aê elabora campanha em prol da ONG Espaço da Criança

IMG_8045A Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco vivenciou um mês bastante agitado e produtivo. O grande motivo foi a elaboração de uma campanha criativa, visando beneficiar a Organização Não-Governamental Espaço da Criança, localizada na comunidade dos Coelhos, no bairro da Boa Vista. O projeto é uma parceria entre a Aê!, o curso de Publicidade e Propaganda da Unicap, a ONG Espaço da Criança e a TIE (The International Exchange), tendo como objetivo utilizar da comunicação para fortalecer o trabalho do Espaço da Criança, conseguindo parcerias de longo prazo para a ONG.

PARCERIA:

A TIE é um programa de desenvolvimento de liderança, combinando experiência de comunicações corporativas com as necessidades das ONGs, a fim de criar uma mudança sustentável positiva. Eles possibilitam a líderes de comunicação do mundo corporativo a experiência de compartilhar suas habilidades com organizações, pessoas e comunidades do mundo. O objetivo é a realização de planos e campanhas para uma ONG, ajudando no crescimento da organização, no seu planejamento financeiro ou sustentabilidade financeira, a longo prazo.

Através do convênio estabelecido pelo curso de Publicidade e Propaganda da Unicap com a TIE, a publicitária de Nova York Melissa Parsey veio ao Recife desenvolver uma campanha junto com os alunos da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da Instituição, com o objetivo de impulsionar a comunicação no Espaço da Criança. “ É uma experiência que proporciona para os alunos o trabalho com um profissional de experiência internacional, trazendo consigo conhecimento de ponta, além de reforçar o perfil da Universidade, que tem como objetivo ajudar a conseguir soluções para os problemas da sociedade”, afirma o coordenador da Aê, Fernando Fontanella.
IMG_7681ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL ESPAÇO DA CRIANÇA:

O Espaço da Criança foi fundado há 22 anos pela mãe da atual diretora geral, Núbia Mesquita. Localiza-se no bairro dos Coelhos, onde recentemente aconteceu um incêndio, afetando todos os moradores do local, seja direta ou indiretamente. É uma associação de direito privado, sem fins lucrativos e de natureza assistencial. Atende a mais de 100 crianças carentes de 4 a 12 anos e suas famílias,  que residem na própria comunidade dos Coelhos e em suas adjacências, promovendo-lhes alimentação, ensino e os cuidados necessários para seu desenvolvimento.

IMG_7951MELISSA PARSEY:

Melissa é a líder de estratégia da JWT de Nova York, a agência de publicidade multinacional de origem americana mais antiga do mundo, e trabalha no desenvolvimento de práticas de liderança com pensamento ético. A inglesa chegou ao Recife em 26 de agosto, para passar um mês desenvolvendo a campanha junto com os alunos da Aê!. “Percebi que as pessoas daqui são muito calorosas e que os brasileiros têm muita compaixão. Mas ao mesmo tempo eles possuem uma barreira muito grande quando se trata de caridade. Os alunos da Aê! estão muito engajados e interessados no projeto, espero que eles estejam aprendedo tanto quanto eu”, afirmou em entrevista ao Boletim Unicap.

IMG_7903A CAMPANHA:

Durante todo o mês de setembro, foram vivenciadas várias experiências e atividades pelos alunos da Aê!, juntamente com Melissa e o Espaço da Criança. Após várias reuniões e planejamento da campanha, as crianças puderam fazer uma visita ao Estúdio de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco a fim de posarem para as fotos que estamparão a campanha. A empolgação dos pequenos fez com que os envolvidos no projeto ficassem ainda mais entusiasmados. “Espero que o projeto seja brilhante. Estamos tendo uma tarefa muito grande, poderíamos ter utilizado mídias tradicionais, mas estamos focando nas mídias alternativas, dando oportunidade a novas possibilidades para gerar uma repercussão maior no final”, afirmou Melissa.

Sobre o objetivo do projeto, ela ressalta: “O problema não é só com a organização, é um problema de tensão cultural, as expectativas e a relação que as pessoas têm com a favela. Estamos tentando mostrar não só o que a organização faz, mas resolver esse problema. Provar que o Espaço da Criança é um local onde a mudança começa e se desenvolve. Conseguir um apoio financeiro em longo prazo por parte das empresas da área, mostrando que com essa parceria eles estarão agregando valor e ajudando as crianças, as famílias e as comunidades em geral do Recife. Não vai ser um benefício só para eles, vai ser um benefício para a cidade em si”.

Melissa conversou com o cliente, o Espaço da Criança, e está criando bases para que eles possam continuar o trabalho desempenhado pelos participantes do projeto. A diretora do espaço, Núbia Mesquita, afirmou que é uma iniciativa muito importante, pois ela sente que poderá continuar realizando essas ações, dando continuidade ao projeto. A campanha será lançada em outubro, próximo do Dia das Crianças.