Projeto Mães do Liceu comemora primeiro aniversário

O projeto Mães do Liceu, que realiza atividades  de integração entre mães de alunos do Liceu e a própria escola, comemorou nesta terça-feira (24) o seu primeiro ano de existência. O projeto, que tem o apoio do Instituto Humanitas Unicap, contribui entre outras coisas, para a promoção de atividades lúdicas realizadas pelas próprias mães.

Para Enilda Montenegro, que é de Paulista, o projeto veio em boa hora, isso por que seu filho de 13 anos estuda no local. “A ideia da realização do projeto em si foi uma bênção”, afirmou. Enilda é apenas uma das inúmeras mães que já foram e que são beneficiadas com o Mães do Liceu. Segundo uma das coordenadoras do projeto, Izabel Lima, cerca de 25 mães participam diariamente e ativamente das atividades oferecidas.

Ainda, segundo Izabel, quem mais ganhou com o projeto  foi a própria escola, que ajudou as mães que precisavam e ainda recebeu um saldo positivo ao fazê-las descobrirem que são pessoas capazes. Com um largo sorriso no rosto, a coordenadora do projeto disse que a ideia não vai parar de dar frutos. “Vai continuar, com certeza”, afirmou.

O Pró-reitor Comunitário da Universidade Católica de Pernambuco e coordenador do Instituto Humanitas Unicap, Padre Lúcio Flávio Ribeiro Cirne, é um dos grandes incentivadores do projeto. Apesar de não poder estar presente no momento, uma vez que encontra-se participando de uma conferência internacional em Portugal, ele foi lembrado durante toda a festa. O Instituto Humanitas Unicap estava representado por outro grande colaborador, Carlos Vieira.

E o que não faltou na animada festa foram os colaboradores. Mães, professores, funcionários e os próprios alunos foram lembrados como indispensáveis para o projeto. As produções artesanais feitas pelas próprias mães pareciam troféus pendurados e espalhados pela aconchegante sala do Liceu. E se não fossem troféus, eram pelo menos a prova de que a ideia lançada um ano atrás deu certo.

Abrindo os depoimentos do dia, Izabel fez uma homenagem a todos os colaboradores do projeto. O pequeno cartaz emocionou os presentes e arrancou lágrimas de algumas mães.

Animada, Irmã Rozário revelou seu encantamento com o projeto ao mencionar o resgate da cidadania dessas mães. Josete Lima, que é auxiliar administrativa do Liceu, concorda, e lembrou que essa iniciativa também pode se configurar como um incentivo para os alunos. Assim como ela, outro secretário do Liceu, Lailson Lima, também prestigiou o evento e destacou a importância de um projeto como este dentro da área de relação família- escola.