Renault Experience tem palestra concorrida na Unicap

Direito, Administração, Jornalismo e Arquitetura. Estes foram só alguns dos cursos de que marcaram presença na palestra Case Duster, promovida pelo Renault Experience, na manhã desta terça-feira (17), no auditório G2 da Unicap. Na plateia, jovens e adultos acompanhavam curiosos as palavras de representantes da fabricante francesa. Executivos da montadora estão presentes no campus da Universidade para acompanhar de perto o evento.

A atividade reuniu professores e coordenadores de diversos cursos da Católica. Cerca de meia hora depois do início  das palestras, era quase impossível encontrar algum lugar para se sentar. Com o auditório lotado e a atenção do público completamente voltada para o palco principal, a manhã não poderia deixar de ser um extremo sucesso.  E se faltava espaço para acompanhar os discursos, sobravam momentos de descontração por parte dos palestrantes do dia, que de certa forma, foram os grandes destaques do segundo dia do Renault Experience.

O Pró-Reitor Administrativo, Luciano Pinheiro, foi o responsável por abrir os trabalhos do dia. Em uma breve e objetiva acolhida, Luciano fez questão de lembrar o slogan da Universidade ao dizer que o “Nosso Campus é a Cidade“.

Carros ficarão expostos até o dia 20 no campus da Católica

O primeiro palestrante da manhã foi o gaúcho Antonio Calcagnotto. Em seu discurso, ele tratou de educação, desenvolvimento social, diversidade, segurança no trânsito, sustentabilidade ambiental e mobilidade. “É preciso levar a prática do dia a dia do mercado para o público universitário”, lembrou o executivo. Bem humorado, Antonio distribuiu brindes para quem respondesse corretamente suas perguntas.

O grupo Renault Nissan, a evolução da fábrica em São José dos Pinhais no Paraná, e o futuro não tão distante dos carros elétricos também foram temas analisados por ele.

A relação do definir, conceder, fabricar e vender também foi discutida em uma das palestras da manhã. Tomando como base o modelo Duster, os palestrantes foram se revezando mostrando diferentes áreas da produção de um carro. Até por isso, estudantes de diversos cursos estavam presentes. Um dos cursos que se destacaram em relação a quantidade de estudantes presentes no evento foi o de Publicidade e Propaganda. Estes alunos responderam perguntas e mostraram estar por dentro do que ocorria no mundo automobilístico.

Atender aos desejos do cliente, pareceu ser uma das grandes

Palestrantes responderam perguntas da plateia

preocupações da Renault. Em vários momentos da manhã, os palestrantes focavam no conforto, na segurança e no bem-estar do usuário final. Nesse sentido, foi lembrado também que o trabalho de uma empresa como a Renault depende de uma série de serviços que envolvem desde o processo jurídico até uma divulgação de marketing.

Acompanhar a lógica do desenvolvimento de um projeto, bem como suas definições técnicas e seus referenciais teóricos foram a base dos discursos desta manhã. Ao final de cada palestra, perguntas da atenta plateia eram respondidas. Um questionamento despertou aplausos dos presentes. “Qual seria a preocupação da Renault com a mobilidade urbana no Recife ?” Com uma breve resposta, o palestrante disse que essa preocupação também tem que partir da sociedade.

DSCN4839Comprometimento, confiabilidade e solidariedade foram palavras chaves utilizadas por todos os palestrantes nesta manhã. E ela também foi bastante produtiva para quem se interessa por manutenção preventiva, afinal, este também foi um dos assuntos comentados por aqui. E para os futuros publicitários e jornalistas não faltou pauta. Aspectos relacionados a comunicação e marketing foram amplamente tratados. Eixos do lançamento de vendas e o processo de produção e veiculação de uma  publicidade puderam ser observados.

No final do manhã, dois alunos foram escolhidos pelas suas criativas frases sobre a Renault. Rafael Maia e e Carla Carolina vão para a fábrica da montadora no Paraná aonde vão ter aula de pilotagem. Os dois tiveram que construir uma frase com as palavras Renault, sustentável, inovação e direção. Todos os outros participantes ganharam um pen drive no término da manhã.