Envelhecer produtivamente é tema de mais um Fórum Sobre Questões do Envelhecimento

DSCN4457 Na tarde da última terça-feira (10), foi realizado mais um Fórum Sobre Questões do Envelhecimento no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco. Tendo como tema “Envelhecer Produtivamente”, o encontro contou com a presença do consultor financeiro e Diretor do Centro de Ciências Sociais da Unicap, Leonel Morais, e da conselheira do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Patrizia Meira.

Os integrantes do MPB Unicap Percy Marques e Natércia Alves

Como de costume, o encontro acolheu o público com o Momento Cultural, comandado pelos integrantes do MPB Unicap Percy Marques e Natércia Dantas. Embalados por clássicos da música popular brasileira, os presentes puderam curtir canções como “É preciso saber viver”, de Roberto e Erasmo Carlos. Logo após o momento de descontração, foi a vez do coordenador do evento, professor João Luiz, introduzir o tema que seria discutido.

A Terapeuta ocupacional Patrizia Meira

Entre os variados assuntos abordados, o Diretor do CCS, Leonel Morais, deu dicas sobre como administrar finanças e não cair nas armadilhas dos cartões de crédito e cheques especiais. Já a terapeuta ocupacional Patrizia Meira, esclareceu conceitos relacionados à velhice e deu dicas de como se envelhecer saudavelmente, ativamente e produtivamente: “Envelhecimento não é sinônimo de doença. O que existe é um desgaste do corpo, que depende muito do investimento que se faz nele durante a vida”, concluiu.

A aposentada de 92 anos, Drª Ruth Bacelar

Na plateia, uma convidada ilustre serviu de exemplo para todos: a professora, pedagoga e psicóloga Ruth Bacelar. Ela cursou graduação e mestrado na Universidade Católica, onde foi professora do curso de Psicologia por mais de 28 anos. Exemplo de vida e trabalho, a aposentada possui 92 anos e continua ativa. Ela edita um jornal mensal chamado Convivendo, que é distribuído entre seus amigos e as pensionistas do local onde mora.