Professores, alunos e ex-alunos dos cursos de Comunicação da Católica participarão do 36º Intercom

A Universidade Católica de Pernambuco irá participar do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado de 4 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Alunos, ex-alunos e professores dos cursos de comunicação da Unicap, participarão do evento apresentando trabalhos de pesquisa em diversas categorias.

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação é um dos eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que tem como objetivo estimular a pesquisa nas Áreas da Ciência da Comunicação, discutir os rumos da mídia brasileira, fortalecer vínculos com pesquisadores de outros países e avaliar o ensino dos cursos universitários. O evento acontece desde 1977 recebendo todos os anos cerca de 3.500 professores, estudantes e pesquisadores de todo o Brasil, América Latina e Europa.

A Católica será representada nas três categorias de trabalhos que serão apresentados no congresso. A categoria Grupos de Pesquisa contará com a participação do coordenador do curso de Jornalismo Juliano Domingues, do coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Rodrigo Duguay e da professora de Jornalismo e Publicidade Carla Teixeira. Alunos e ex-alunos da Universidade participarão nas categorias Intercom Júnior (artigos escritos durante a graduação) e Expocom (trabalhos de estudantes e recém-graduados feitos sob a orientação de um professor).

Confira abaixo os trabalhos  que serão apresentados no evento, por categorias:

GRUPOS DE PESQUISA

Trabalhos de Pesquisa

Autores

Avanços da Publicidade com as novas tecnologias

Rodrigo Duguay

Jogos digitais como suporte midiático para narrativas de marca

Rodrigo Duguay

A notícia como produto: mapeando a produção do hotsite Protesta Recife

Carla Patricia Teixeira

Carrancas do São Francisco: a dinâmica de um denômeno Folkcomuniccional de Folkmidiático

Ricardo Antonio Brandão

“Democratização da comunicação”: o que significa isso? Um exercício teórico a partir de modelos de democracia

Juliano Domingues

Políticas públicas de comunicação: estudos aplicados à indústria criativa, ao audiovisual e à comunicação pública

Juliano Domingues

INTERCOM JÚNIOR

Trabalhos de Pesquisa

Autores

Magia Negra, Vodum e Macumba: A Representação Social das Religiões Afro-Brasileiras nos Jornais Impressos de Pernambuco

Camila Carvalho Lindoso

A imprensa saiu do armário? 11 anos de Parada da Diversidade nas capas dos jornais de Pernambuco

Luiza Assis Falcao

Análise semiótica e interpretação do discurso da temática gay na mídia impressa pernambucana: um estudo de caso

Alexandre da Silveira Lins

Consumo e animê: Estúdio Ghibli e penetração no mercado ocidental

Miriam Souto Maior Barros

Do Brega ao Chique: uma visão do consumo fonográfico sobre a elite jovem brasileira.

Caroline Augusta Belo Faria e Silvia Fernanda Santos de Sena

Análise dos Shows Musicais como Produto de Entretenimento e Ferramenta de Comunicação

Rafael Chagas Lins

Netativismo e a Representação das Mobilizações Sociais em Redes Digitais no Jornalismo

Lorena Tabosa Silva

Ficção e Realidade: uma discussão sobre a produção do Jornal Escolar

Camila Gallindo Cornélio

Reflexões sobre Charge e Ideologia na capa da Veja sobre as manifestações populares de 2013: então é no grito?

Helder Pessôa Lopes

EXPOCOM