Cursos de História, Letras e Pedagogia participam do segundo dia de apresentação dos projetos do Pibid

_DSC0151Dando continuidade ás atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), nesta última quinta-feira (15), foi a vez dos cursos de História, Letras e Pedagogia apresentarem os seus projetos. Entusiasmados como os resultados obtidos pelos seus alunos, os coordenadores dos subprojetos agradeceram a dedicação e a força de vontade com que os estudantes acataram as propostas.

O curso de História foi o primeiro a apresentar seus temas e os resultados obtidos. Sob coordenação do Prof. Dr. Flávio José Cabral, os alunos trabalharam nas escolas EREM Joaquim Nabuco, Liceu de Artes e Ofícios e EREM Luiz Delgado com o objetivo de melhorar a dinâmica oferecida nas aulas de história. Para isso, eles usaram de artifícios como as novas tecnologias, a Iconografia (imagens representando um determinado tema) e as aulas ao ar livre, onde os alunos tinham a oportunidade de conhecer os patrimônios históricos do Recife.

Ainda abordando o uso das novas tecnologias a favor da sala de aula, os alunos do curso de Licenciatura em Letras, sob coordenação do Prof. MSc. Robson Teles Gomes, desenvolveram seus projetos utilizando as Redes Sociais como aliadas no processo de produção e aprendizagem. Com os temas: “Facebook e suas dicotomias: desafios, realidades e possibilidades em produção textual” e “Novas tecnologias digitais como forma de inovação para o ensino de língua portuguesa”, os estudantes tentaram utilizar das tecnologias disponíveis nas escolas, como o tablet, para aproximar os alunos dos conteúdos discutidos em sala de aula.

Encerrando as apresentações, foi a vez do curso de Pedagogia, contando com orientação da  Prof.ª MSc. Olga Matilde Albuquerque, expor as experiências adquiridas para os presentes.   “Articulação Escola x Comunidade”, “Sexualidade na adolescência: algumas reflexões”, “Feira de conhecimentos: oficinas desenvolvidas”, “Mulheres que fizeram história” e “Cyberbulling: o que é, como acontece, como lidar” foram os temas apresentados.