Professor da PUC-Rio fará palestra sobre “Técnicas Nucleares Aplicadas à Indústria de Petróleo”, nesta quinta-feira na Católica

Foto: Divulgação / Nelson Faria
Prof. José Marcus Godoy, da PUC-Rio

“Técnicas Nucleares Aplicadas à Indústria de Petróleo” será tema de palestra, nesta quinta-feira (16/05), às 19h, na sala 113, 1° andar do bloco D, da Universidade Católica de Pernambuco. O palestrante é o Prof. Dr. José Marcus Godoy, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. O evento é uma iniciativa conjunta dos cursos de Eng Ambiental e Eng Química, da Unicap, e do Museu de Energia Nuclear, da UFPE. A palestra é aberta ao público e conta como atividade complementar.

José Marcus Godoy possui graduação em Química Industrial e Bacharelado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Radioquímica – Technische Universität München (1983). Atualmente é pesquisador senior da Comissão Nacional de Energia Nuclear, membro do comitê executivo da União Internacional de Radioecologia e professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Membro do Comitê Assessor do CNPq (2009-2011) na área de Engenharia Nuclear e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de proteção Radiológica 2009-2012. Orientou 28 dissertações de mestrado e 12 teses de doutorado, tendo publicado 80 artigos em periódicos indexados. Possui experiência na aplicação de radioisótopos em estudos ambientais, incluindo datação de sedimentos com Pb-210 e isótopos de rádio em mistura de águas. Tem se dedicado nos últimos anos ao estudo de fontes em material particulado no ar, qualidade de águas e de sedimentos e na aplicação de isótopos, incluindo isótopos estáveis, em estudos ambientais.