Instituto Humanitas promove debate em comemoração ao Dia do Trabalhador

“Quem governa Pernambuco? A luta contra a entrega da Compesa e os desmandos de Suape” foi o tema do debate em comemoração ao Dia do Trabalhador, promovido pelo Instituto Humanitas Unicap em parceria com o Fórum Dom Helder Câmara e o Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), na noite do dia 30 de abril, no anfiteatro do bloco G4.

Participaram do debate Jaime José e Geórgio Cordeiro, do Sindicato dos Urbanitários, e Pedro Lapa, assessor do MTC. A mediação foi feita por Eduardo Mara, do Fórum Dom Helder Camara.

Os representantes do Sindicato dos Urbanitários condenaram a Parceria Público Privada (PPP) na área de saneamento e a privatização da Compesa. Chamaram a atenção para o aumento das tarifas, caso a companhia passe para as mãos da iniciativa privada. Eles defenderam o saneamento integrado, que é um modelo que inclui os serviços de abastecimento d´água, esgotamento sanitário, drenagem, pavimentação, coleta e destinação de lixo, instalações hidro-sanitárias, relocação de moradias, controle de vetores e educação sanitária e ambiental.

Pedro Lapa, por sua vez, mostrou durante a sua apresentação a necessidade de se entender as relações de poder que conduzem a questão da água, da saúde, de Suape…E fez um relato histórico de Suape, que, segundo ele, é produto do planejamento feito na década de 1970 e um ato da vontade dos pernambucanos. Mas criticou o fato de o PT estar entregando toda a infra-estrutura do país ao setor privado, particularmente da Odebrecht, que hoje está à frente das arenas da Copa, dos pontos de ônibus em São Paulo,do setor de água e saneamento, do lixo, de abatedouros, do polo petroquímico de Suape.

QuemGovernaPernambuco QuemGovernaPernambuco3