Mães do Liceu participam de oficina sobre como fabricar sabão ecológico

DSCN2840Na última quinta-feira (25), as mães de alunos do Liceu Nóbrega tiveram a oportunidade de aprender como fazer sabão ecológico. O evento, que foi realizado pelo Projeto Articulando Conhecimentos e Resgatando Saberes, do  Instituto Humanitas Unicap, foi ministrado pela professora de Ciências da própria escola, Dilene Minervino. Antes de iniciar o processo de fabricar, Dilene falou da importância em não reutilizar o óleo de cozinha na preparação de alimentos. Segundo a professora, reutilizar óleo pode fazer com que o ser humano sofra danos 5 vezes mais do que o normal.

“O óleo reaproveitado é muito maléfico. Podemos sofrer danos piores do que imaginamos”, disse Dilene.

Depois de alertar sobre os males do óleo, iniciou-se o processo de fabricação de sabão ecológico e um dos ingredientes é o próprio óleo usado. Além do óleo, outros compostos do sabão são a água, soda cáustica em escamas e um aromatizante de sua escolha.

“Nunca usar nada de metal por causa da soda. Ela (a soda) corroe o metal, por isso é muito importante o uso de colher de pau para mexer durante 40 minutos o produto”, explicou a professora de ciências do Liceu. Minervino explicou que o objetivo de ensinar o processo de fabricação do sabão. “Elas vão poder ajudar na renda familiar vendendo os sabões e também colaborando com a natureza, porque o sabão não agride o meio ambiente”, finalizou