Católica sedia 1ª Roda de Conversa sobre Saúde Mental

foto 2 O Grupo de Estudos sobre Saúde Mental e Psicanálise da Universidade Católica de Pernambuco realizou sexta-feira (5), às 18h, a 1ª Roda de Conversa sobre Saúde Mental. O encontro, que ocorreu no anfiteatro bloco G4, teve como palestrante a Profª Drª Marta Conte, do Rio Grande do Sul, e contou com a participação ativa do público, que incluiu  professores da Unicap, psicólogos, estudantes de Psicologia e profissionais de diferentes áreas, como Serviço Social, Terapia Ocupacional e Jornalismo.

Durante a Roda de Conversa, foi estabelecido não só um momento de bate-papo, mas também foi desenvolvido um exercício de cidadania, reflexão, da atividade de ouvir e ser ouvido pelos que estavam presentes no anfiteatro. Marta Conte iniciou fazendo uma rápida retrospectiva sobre o início dos estudos sobre a Saúde Mental. Ela contou que, desde 1920, as ciências humanas vêm dando mais atenção ao campo da saúde e a questionar as categorias de: normal, anormal, patológico e valores com efeitos sobre a situação política e social. A professora ressaltou que essas discussões romperam com os paradigmas que norteavam os estudiosos mais antigos. “A saúde coletiva surge de uma crítica sistemática da concepção do processo natural da doença para a concepção dos determinantes sociais do processo saúde-doença.

foto 1

O processo social engloba mudanças nos modelos do cuidado em saúde e significativas transformações culturais e jurídico-legais. Transforma o cuidado em saúde mental com a implantação dos novos saberes, discursos e tecnologias constituindo o campo de atenção psicossocial, afirmou Marta.

As conversas, que envolveram o público presente,  se estenderam ao campo dos processos, que circundam o trabalho nessa área da saúde. Ficou claro nos discussões que o trabalho em equipe interdisciplinar coloca o desafio de produzir deslocamentos: nos preconceitos, certezas e verdades, destinos marcados, resistências tanto dos profissionais quanto dos pacientes. É preciso que o grupo se reúna fazendo planejamentos, gerenciamentos de casos, organizando processos de trabalho – administrativo, financeiro, político e técnico.