Sala dos Conselhos da Católica passa a se chamar Miriam de Sá Pereira
|Foi realizada nesta terça-feira, dia 5, às 11h, no primeiro dia da 11ª Semana da Mulher na Unicap, uma homenagem à professora Mirian de Sá Pereira. A Sala dos Conselhos, no 3º andar do bloco R, onde acontecem as reuniões importantes da Reitoria, ganhou uma placa com o nome dela.
Ex-coordenadora do curso de Direito e ex-diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Unicap, a decana, atualmente, exerce a função de ouvidora da Universidade. Com longa e marcante atuação na Unicap, ela ajudou a construir a história do curso de Direito e, por isso, a antiga Sala dos Conselhos passará a ter o seu nome.
A cerimônia, conduzida pela Diretora do CCJ, Maria Luíza Vieira Ramos Santos, foi prestigiada pelo Reitor, Padre Pedro Rubens,que enfatizou a importância da professora Miriam para a Católica e a relevante contribuição que ela deu para a Universidade.
A coordenadora do curso de Direito, Marília Montenegro, ex-aluna da professora Miriam, fez um discurso emocionado. O juiz federal e professor do curso de Direito Ubiratan do Couto Maurício, também ex-aluno da decana, enalteceu a sua mestra: “O trabalho de professora Mirian deu tantos frutos, que a vejo como uma sacerdotisa”. O professor José Mário Wanderley Gomes Neto também fez questão de agradecer à professora Miriam por tudo o que ela fez por várias gerações de bacharéis em Direito.
A homenageada recebeu flores e descerrou a placa da sua sala. Por fim, foi exibido um vídeo mostrando imagens antigas dela com amigos, familiares e acadêmicos. A cerimônia terminou com um coquetel.
Na ocasião, Nicolle Torres, secretária do CCJ, prestou também uma homenagem para Ana Júlia de Freitas, que foi auxiliar administrativa do setor por muitos anos e acaba de se aposentar.
Uma homenagem mais que merecida
Minha professora de Sociologia Juridica. Magra, imperiosa, serena, voz forte e firme, mas carinhosa e acolhedora de convívio. Aprendi com ela os fundamentos da Sociologia Jurídica. Todas as comendas e condecorações por ela recebidas fazem jus ao seu trabalho extraordinário frente a um curso importante, como o do Direito. Um belo exemplo a ser seguido!
Uma homenagem mais que merecida
Minha professora de Sociologia Juridica. Magra, alta, imperiosa, serena, voz forte e firme, mas carinhosa e acolhedora de convívio. Aprendi com ela os fundamentos da Sociologia Jurídica. Todas as comendas e condecorações por ela recebidas fazem jus ao seu trabalho extraordinário frente a um curso importante, como o do Direito. Um belo exemplo a ser seguido!
Eu tenho gratas lembranças da Prof.. Mirian. Fui sua Aluna e tenho orgulho disto.
O aprendizado é inesquecível. Engraçado que semana passada estava contando para umas Amigas um exemplo que havia sido dado em sala, explicando determinada situação, este passado pela Prof. Mirian, Incrível, mas revivi aqueles anos de Faculdade, da Católica e óbvio da grande e Ilustre Professora Mirian de Sá Pereira.
Tantos anos se passaram, já estando eu com 30 anos de formada, morei em tantos outros lugares, desde que me formei e ainda hoje estou eu rindo com as minhas lembranças, lembranças da Prof. e feliz por me deparar com essa homenagem mais que merecida.
Parabéns Professora Mirian, obrigada pela grande Mestre que é, disciplinadíssima, exigente, mas que nunca nos deixou com dúvidas, seus ensinamentos realmente perduram.
Parabéns Univ Católica pela iniciativa.
Maria de Fatima – Advogada.